segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Produtores rurais protestam em Jaíba MG. e Integrantes do MST fecham BR-135


PRF estima que congestionamento chega
a 10 quilômetros nos dois sentidos
(G1) Duas manifestações estão sendo realizadas em cidades do Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (3). A BR-135, na altura de Bocaiuva (MG), foi fechada nos dois sentidos por um grupo liderado pelo Movimento dos Sem Terra, que reivindica a posse de quatro fazendas na região. Segundo o MST, em apenas uma delas há 55 famílias. Eles alegam que as propriedades eram improdutivas até a ocupação. A Polícia Rodoviária Federal estima que o congestionamento na via já chega a 10 quilômetros.
A outra manifestação está acontecendo em Jaíba. Produtores agrícolas do Projeto de Irrigação Jaíba (PIJ) se reuniram para protestar contra a cobrança das taxas, que estão encarecendo o uso da água e energia, e contra as condições das estradas, que dificultam o escoamento da produção. Roniel Gomes, que faz parte da organização do movimento, diz que os agricultores querem ainda a modernização do estatuto do PIJ, firmado em 1978.
“Esperamos cerca de 500 pessoas, o governo não olha para o nosso lado, para nós que colocamos o alimento na mesa dos brasileiros e que abastecemos este país”, diz Roniel Gomes.
O Projeto Jaíba começou a ser implantado na década de 1950 e está localizado entre os rios Verde Grande e São Francisco. A área inicial era de 5.680 hectares, em Mocambinho. Nos anos de 1970, o Governo Federal fez um empréstimo com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para a execução das obras de infra-estrutura coletiva e de irrigação. Já na década de 1980, as primeiras famílias foram assentadas. E na década de 1990, um novo financiamento é feito por Minas Gerais junto a outra instituição financeira estrangeira.
Entre as décadas de 1980 e 1990 surge o Distrito de irrigação Jaíba, responsável por administrar o projeto. Atualmente o perímetro de irrigação Jaíba está localizado nos municípios mineiros de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia. O destaque da produção são as frutas, principalmente limão, mamão, banana e manga. São produzidos também grãos e hortaliças. Alguns produtos são exportados para outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário