quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Edição do dia 28/01/2015 28/01/2015 21h53 - Atualizado em 28/01/2015 21h53 Petrobras divulga balanço sem contar prejuízos com corrupção - Divulgação das contas da Petrobras sem os prejuízos repercutiu mal no mercado. E as ações da empresa fecharam em baixa de mais de 10%.

Depois de adiar duas vezes a divulgação do balanço do terceiro trimestre, a Petrobras finalmente publicou nesta quarta-feira (28) as contas financeiras. Mas não incluiu as perdas com a corrupção. E o mercado reagiu mal: as ações da Petrobras caíram mais de 10%.

As contas, esperadas há 75 cinco dias, foram publicadas pela Petrobras nesta madrugada, em um balanço sem revisão de auditores externos.
No terceiro trimestre do ano passado, a companhia teve lucro líquido de R$ 3,87 milhões. 38% a menos do que no segundo trimestre de 2014.
Entre as razões para a queda, a Petrobras cita a retirada dos investimentos em duas refinarias, no Maranhão e no Ceará. E a alta do dólar, que aumentou o valor das dívidas da empresa.
Se o balanço não fosse divulgado até a próxima sexta-feira, a Petrobras corria o risco de ter que indenizar credores. A surpresa para o mercado é que a contas não incluíram as perdas provocadas pelo esquema de corrupção apontado na operação Lava Jato. E a Petrobras já tinha anunciado que iria considerar os desvios no balanço do terceiro trimestre.
Em um comunicado, a presidente Graça Foster afirmou que os depoimentos revelaram a existência de atos ilícitos, como a formação de cartel entre os fornecedores, e o recebimento de propina por ex-empregados, indicando que os pagamentos a fornecedores foram indevidamente reconhecidos como parte do custo de ativos da empresa.
Graça Foster disse ainda que é impraticável fazer o cálculo exato dos valores indevidamente reconhecidos, já que os pagamentos foram feitos por fornecedores e não podem ser rastreados nos registros contábeis da companhia.
A presidente afirmou também que para calcular as perdas, a companhia vai buscar uma metodologia de acordo com as exigências dos órgãos reguladores. Graça Foster disse ainda que trabalha para produzir um balanço revisado pelo auditor externo no menor tempo possível.
A divulgação das contas da Petrobras sem os prejuízos repercutiu mal no mercado. E as ações da empresa fecharam em baixa de mais de 10%.
O índice da Bolsa de Valores de São Paulo também fechou em baixa de -1,85%.
“Essa falta da divulgação das baixas contábeis certamente decepcionou bastante o mercado e ainda demostrou uma incerteza, além do atraso, a dificuldade de trazer um número de baixa que seja crível, certamente abala os padrões de governança e também a questão da imagem da empresa.”, disse Henrique Florentino, analista da Um Investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário