domingo, 31 de dezembro de 2017

DEFESA CIVIL LANÇA SISTEMA DE ALERTA DE RISCOS


Defesa Civil lança sistema de alerta de riscos por celular; saiba mais


A Defesa Civil lançou, no dia 18 de dezembro, o serviço de alerta de riscos por celular. A expectativa é que, até o fim do mês, mais de 25 milhões de pessoas recebam uma mensagem de texto pedindo que o CEP seja cadastrado via celular – é possível cadastrar até dois CEPs.
Usuários poderão cadastrar até dois CEPs para receber mensagens de alagamentos e deslizamentos, por meio de serviço de alerta de riscos pelo celular
A partir daí, o usuário cadastrado passará a receber direto no celular avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas. Para ter acesso ao serviço, basta responder para o número 40199 as mensagens de SMS enviadas pelas operadoras de telefonia móvel.
Pessoas que não receberem a mensagem também poderão se cadastrar. Basta enviar uma mensagem ao número 40199 com o CEP que o o usuário deseja cadastrar.
O serviço é gratuito e tem o objetivo de orientar a população, principalmente agora com a chegada do período das chuvas de verão. O sistema oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomarem providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres.
Neste primeiro momento, o serviço, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações e operadoras de telefonia móvel, vai atender moradores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
"Decidimos apostar na tecnologia para reduzir também os riscos e impactos dos desastres naturais ocorridos no Brasil. Nosso papel na prevenção fica ainda mais direto e ativo", destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.
O cadastro tem início com a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".
Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário passa a receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
O Japão começou a utilizar o alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

Fonte: G1

http://amigosdaguardacivil.blogspot.com/2017/12/defesa-civil-lanca-sistema-de-alerta-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário