quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ex-prefeito de Unaí é condenado por improbidade acusado de causar danos ao meio ambiente



Segundo TJMG, Antério Mânica manteve lixão sem seguir critérios ambientais, o que causou poluição na cidade; ele também é condenado a 100 anos de prisão pelo assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho.
Por G1 Grande Minas


A Justiça condenou o ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, por improbidade administrativa, acusado de causar danos ao meio ambiente com a manutenção de um lixão na cidade sem respeitar critérios ambientais legais. Mânica já está condenado a 100 anos de prisão pelo assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho em 2004; ele está solto, porque recorreu das condenações.

Na nova condenação, a Justiça determinou que o ex-prefeito, que comandou a cidade entre os anos de 2005 e 2012, pague multa civil equivalente a 25 vezes o valor de sua remuneração referente ao mês de dezembro de 2010, com acréscimo de correção monetária a contar da data do ajuizamento da ação e juros a partir da data da sentença, que é dessa segunda-feira (29). Os valores, de acordo com o juiz Gustavo Sant’Ana, devem ser destinados aos cofres do município.

Ainda segundo a Justiça, a pena de Antério Mânica inclui a suspensão dos direitos políticos por quatro anos a partir da confirmação da sentença por instâncias superiores da Justiça.

Acusação
A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal, que constatou através de um laudo de vistoria no local onde foi instalado o lixão o vestígio de queima, ausência de sistema de drenagem pluvial, ausência de dissipação e sedimentação, deposição de lixo doméstico e entulhos de construção civil, além do descarte ilegal de pneus, pilhas, baterias e embalagens.

A prática, segundo o MPF, causou poluição do meio ambiente e do ar, além de prejuízos à saúde pública, em área considerada de segurança aeroportuária, sem autorização do comando aéreo regional. A decisão afirma que o ex-prefeito, à época, desrespeitou um Termo de Ajustamento de Conduta para implementação de aterro sanitário adequado.

O G1 procurou a defesa de Antério Mânica, mas até a publicação desta matéria não houve posicionamento sobre o caso. A decisão cabe recurso.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2018/10/30/ex-prefeito-de-unai-e-condenado-por-improbidade-acusado-de-causar-danos-ao-meio-ambiente.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário