quinta-feira, 26 de novembro de 2020

IFNMG é quatro vezes ouro nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais

 

João Pedro Dias Simões (Campus Montes Claros)



Kauan Henrique Silva Ramos (Campus Diamantina)






IFNMG é quatro vezes ouro nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais

Alunos dos Campi Almenara, Diamantina, Montes Claros e Teófilo Otoni estão entre os 60 estudantes, de todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a conquistarem medalhas de ouro

Das 60 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) 2020, quatro foram para alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG): João Pedro Dias Simões, Kauan Henrique Silva Ramos, Maria Victória Fernandes Vaz e Victor Lacerda Brito. O resultado foi anunciado no último domingo, 22/11, durante a sessão online de encerramento da OMIF. "Estou muito feliz por ter conseguido essa medalha, significa muito para mim, e gostaria de agradecer a Deus, a minha família e aos professores que me ajudaram a conquistar mais esse objetivo", comemora Victor, do 3º ano do curso técnico em Informática do Campus Almenara.

Já que o assunto é matemática, vamos aos números: quatro em 60 já indica um resultado excelente para o IFNMG, considerando que as medalhas de ouro foram distribuídas a alunos de todas as séries de cursos técnicos integrados ao ensino médio, incluindo os da modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA), de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com várias instituições de ensino de todo o país. Ajuda a entender o sucesso do IFNMG também a informação de que apenas 1% do total geral de participantes ficou com o ouro.

“É um desempenho excelente e muito importante para o IFNMG. A seleção para essa medalha foi apertada, a nota de corte ficou acima de 56 pontos e ter um desempenho de 56 a 60 pontos é extraordinário [o valor da prova é 60]. Quem conseguiu o ouro praticamente gabaritou a prova”, explica a professora de Matemática do Campus Avançado Janaúba Marineide Almeida Rocha, que integrou a Comissão Organizadora da OMIF 2020.

Há, ainda, outros números que são motivos de orgulho. Alunos do IFNMG também conquistaram 33 medalhas de prata, 49 de bronze e 72 menções honrosas (confira os agraciados abaixo). Além dos alunos de destaque, a representatividade do IFNMG em número de participantes também chamou a atenção. Fizeram a prova 805 alunos do Instituto, mais de 15% dos participantes da OMIF. “Nossa Instituição foi a que teve maior número de participantes. Essa representatividade nos enche de orgulho”, comenta Marineide. “Parabéns aos alunos que se dedicaram para participar da OMIF! Parabéns aos professores, que incentivaram os alunos, e aos coordenadores, que se envolveram com essa Olimpíada!”.

"Participar foi desafiador para mim. Fiquei um pouco ansioso e também surpreso com o resultado. Atribuo muito mérito a minha família, que sempre me deu apoio, aos professores que dedicaram tempo para compartilhar seu conhecimento e a todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizado", diz o medalhista Kauan Henrique Silva Ramos, o caçulinha do grupo, que ainda está no 1° ano do curso técnico em Informática do Campus Diamantina.

A Olimpíada

Esta foi o terceiro ano de realização da OMIF, projeto que começou por iniciativa do professor Renato Machado Pereira, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). “A essência da OMIF é ser uma olimpíada diferenciada, a qual promove, além de uma prova objetiva de 1ª fase e uma dissertativa de 2ª fase, um evento com palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e confraternizações”, explica Marineide Rocha.

Neste ano, porém, devido à pandemia de Covid-19, a Olimpíada sofreu alterações em relação às edições anteriores e foi totalmente online. “Elaboramos o regulamento e fizemos todo o planejamento para que ocorresse como nos anos anteriores, porém com a mudança de cenário, tivemos que repensar e fazer muitas adaptações para que acontecesse nesse formato”, conta a professora do IFNMG integrante da Comissão Organizadora.

Ela explica que houve apenas uma prova objetiva de 1ª fase, realizada em outubro, baseada no tema “A matemática está em tudo” e com questões que abordaram a perspectiva de outras áreas do conhecimento, das exatas, humanas e linguagens. Foram 15 questões, com cinco alternativas cada, divididas em três níveis de dificuldade, e totalizando 60 pontos. A 2ª fase, realizada no último final de semana, foi o evento com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais.

Sem medo da matemática

Com a propriedade de quem tem 20 anos de experiência no ensino da Matemática, seis deles no IFNMG, Marineide afirma que a participação dos estudantes em olimpíadas de conhecimento na área, a exemplo da OMIF, é importante para estimular o interesse pela matéria e promover os estudos, podendo contribuir para a redução de déficits no aprendizado e melhorar o desempenho na escola. Além disso, ela destaca a capacidade do evento de aproximar os estudantes de diversas partes do país, promovendo a troca de experiências e a interação entre as culturas. Uma perspectiva que, obviamente, realiza-se mais plenamente no formato original, com a participação presencial dos estudantes.

O depoimento do medalhista João Pedro Dias Simões, aluno do 3° ano do curso técnico em Química do Campus Montes Claros, endossa a opinião da professora: "A matemática tem um importante papel na minha vida, desde pequeno sou aficionado por problemas instigantes e desafiadores, que levam a pensar de forma diferente da comum. As olimpíadas são uma excelente alternativa, pois, além de promover uma saudável competição, trazem o incentivo aos estudos."

Além de preparar o aluno para enfrentar futuras seleções, o bom desempenho de alunos em olimpíadas de matemática já é requisito para acesso à educação superior. A professora Marineide cita o exemplo do IFSULDEMINAS, que aceita a OMIF como forma de ingresso em seus cursos superiores.

A estudante Maria Victória Fernandes Vaz, do 3º ano do curso técnico em Informática para Internet do Campus Teófilo Otoni, já está ciente do poder que sua medalha de ouro na OMIF terá para lhe abrir portas. "Sempre gostei muito de matemática, e considero que olimpíadas são grandes oportunidades para exercitar conhecimentos e aprender mais. Acredito que a medalha vai contribuir para o surgimento de oportunidades no meu futuro.” E ela deixa um recado para os colegas do Instituto: “Espero que outros alunos possam ver a importância de participar."

Confira aqui os nomes de todos os alunos medalhistas e destaques em cada campus do IFNMG.

Anexo: fotos dos alunos do IFNMG que conquistaram medalha de ouro na OMIF 2020 / Crédito das fotos: Arquivo pessoal

---------

Coordenação de Comunicação/Reitoria  
Contato: (38) 3218-7346
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira - (38) 99132 7501 
Juliana Paiva - (38) 98801 4529

Nenhum comentário:

Postar um comentário