Link: Márcia Andrade/CVB-MG/Divulgação /
texto retirado do site onorte.com
VACINA ITINERANTE – Maria dos Anjos, de 82 anos, foi a primeira a ser imunizada no “Busão”, em Brasília de Minas
Os alertas para que os mineiros não abusassem no Dia dos Namorados foram feitos repetidamente, tanto pelos municípios quanto pelo Estado. No entanto, o excesso de infrações registradas no último fim de semana pode provocar uma nova onda de contaminados pelo novo coronavírus em Montes Claros.
A informação foi apresentada nesta sexta-feira (18) pela secretária Municipal de Saúde da cidade, Dulce Pimenta, durante a reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), coordenado pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.
O aumento de casos pode elevar a ocupação de leitos no maior município do Norte de Minas, que vinha mantendo baixos índices de Covid nas últimas semanas – tanto de novos casos, como de mortes e lotação dos hospitais.
Além disso, as notificações mais recentes de Covid-19 têm se caracterizado por maior gravidade nos pacientes, que ficam internados por mais tempo, conforme O NORTE mostrou na edição de ontem.
Em Montes Claros, por exemplo, uma criança menor de um ano de idade foi atendida em uma unidade de saúde e precisou ser intubada.
Para Dulce Pimenta, o cenário para os próximos dias poderá piorar. Para reduzir a possibilidade de ocorrência de desassistência da população nos serviços de saúde, a secretária disse que há necessidade de ser realizada nova rodada de entendimentos com hospitais, para avaliar a possibilidade de aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com Covid.
Nas microrregiões de Januária, Salinas e Pirapora todos os leitos de UTI estão ocupados. Nas demais microrregiões, a taxa de ocupação de UTIs está na seguinte situação: Porteirinha (80%); Brasília de Minas (73,33%); Montes Claros (67,89%); Janaúba (51,43%) e Taiobeiras (40%).
“Por isso é necessário que os gestores municipais de saúde e os prefeitos reforcem junto à população as medidas de distanciamento social e de higiene, bem como a proibição de festas juninas e outras atividades que gerem aglomerações e que, com isso, proporcionem a propagação da Covid-19”, assinalou a superintendente.
O Busão vai ficar em Minas por até 45 dias antes de ser deslocado para outro Estado. A gestão da logística fica a cargo da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, em parceria com o governo de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O ônibus foi doado pela Mercedes-Benz e pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha para a Cruz Vermelha Brasileira (CVB). No primeiro dia de atividades do “Busão da Vacina”, dezenas de pessoas foram imunizadas.
https://ambrosioprates.wordpress.com/2021/06/22/cidades-do-norte-de-minas-entram-em-alerta-por-conta-de-nova-alto-nos-casos-de-covid-em-montes-claros-crianca-com-menos-de-um-ano-foi-intubada/
Nenhum comentário:
Postar um comentário