quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Concessionária da Aegea, Águas do Rio conclui a contratação de projeto de autoprodução de energia solar com a Elera Renováveis

 

 

Concessionária da Aegea, Águas do Rio conclui a contratação de projeto de autoprodução de energia solar com a Elera Renováveis

 

O projeto prevê a locação de dois lotes do parque fotovoltaico da Elera Renováveis, em Janaúba, Minas Gerais, e atenderá, a partir de 2024, todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio negociado em mercado livre de energia, ou seja, cerca de 75% do total

 

As usinas que compõem o projeto já estão totalmente implantadas e fazem parte do maior complexo fotovoltaico em operação do Brasil. O complexo solar Janaúba possui potência total instalada de 1,2GWp – o suficiente para atender mais de 1 milhão de pessoas — e ocupa uma área total de 3 mil hectares com 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos. A Águas do Rio ocupará uma potência equivalente a 120MWp, aproximadamente 10% de todo o complexo.

 

“Iniciativas como esta reforçam ocomprometimento da Aegeacom a eficiência energética e asustentabilidade, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente. Hoje, o setor de saneamento é um dos grandes consumidores de energia elétrica no Brasil. Este é mais um passo de um trabalho consistente da companhia e com ações estruturadas para evoluir naeficiência das contratações no mercado livre de energia”, diz Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética daAegea.

 

Para Carlos Guerra, Vice-presidente Comercial e de Novos Negócios da Elera, parcerias como a da Águas do Rio reforçam nosso compromisso com aagenda de transição energética sustentável. Por meio de operações robustas e seguras, trabalhamos para ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos. ”Toda energia de Janaúba está destinada ao mercado livre, sendo comercializada para empresas que, assim como a Águas do Rio, priorizam uma agenda de descarbonização. O Complexo Solar de Janaúba é um marco para o setor de energias renováveis e ficamos muito felizes com essa parceria”, explica.

 

O Grupo Aegeafaz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e tem avançado em sólidas parcerias nesse sentido. A energia é um dos principais insumos utilizado nas operações, e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a Companhia, que tem o compromisso de colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões.

 

“Atualmente, 97% da energia consumida em nossas unidades provém de fontes renováveis. Além disso, vale lembrar também que em 2022 assumimos como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, que está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso da companhia com a agenda ESG”, complementa Rocha.

 

Na Águas do Rio, o consumo de energia é feito por duas modalidades: geração distribuída, com parques solares focados em equipamentos menores e próximos da fonte energética, e por meio do mercado livre de energia, voltado para abastecer sistemas maiores. Entre os investimentos estratégicos para a otimização do consumo de energia, a Águas do Rio iniciou em 2022, uma análise abrangente de eficiência de seus sistemas. Com análises da medição da eficiência energética de motores e bombas – componentes com alta demanda de energia –, a empresa identificou oportunidades para tornar a operação ainda mais eficiente.A partir deste levantamento, a concessionária traçou a meta de, até o segundo semestre de 2024, reduzir o gasto em 10% de energia elétrica em toda a operação.

 

Sobre a Aegea: 

A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 489 em 2023, distribuídos em 13 estados, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas. Nesse mesmo ano, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos reforçando, o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/ 

 

Sobre a Elera Renováveis:

Com um portfólio diversificado, a Elera Renováveis é uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil com mais de 3.400 MW de capacidade instalada em operação e construção.  A empresa possui uma matriz energética 100% renovável composta por usinas hidrelétricas, parques eólicos, parques solares e usinas de biomassa. A missão é gerar energia limpa, segura e sustentável para os clientes, gerando valor para as comunidades vizinhas aos empreendimentos e ao meio ambiente.
Para mais informações, acesse:www.elera.com

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário