domingo, 24 de setembro de 2023

Hospital Felício Rocho é referência em prevenção e tratamento de desnutrição intra-hospitalar em MG

 


Crédito da foto: Divulgação Felício Rocho

Hospital Felício Rocho é referência em prevenção e tratamento de desnutrição intra-hospitalar em MG

Hospital conta com uma equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento diários aos pacientes internados na unidade

 

Quando se fala em desnutrição, a maioria das pessoas logo pensa em fome, pobreza e má alimentação. Mas essa grave condição também atinge pacientes que estão hospitalizados. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen), no Brasil, a taxa de desnutrição em adultos hospitalizados varia entre 20% e 60%. Entre os pacientes mais acometidos por essa condição estão os idosos, recém-nascidos prematuros e crianças. Isso reforça a necessidade de se manter a vigilância, porque os pacientes com internação por um período longo ou com doença grave podem ser acometidos pela deficiência, até mesmo os obesos.

E é pensando na saúde de seus pacientes que o Hospital Felicio Rocho conta com uma equipe multidisciplinar de Assistência Nutricional. Ao todo são 9 Médicos Nutrólogos, 6 Nutricionistas, além de Enfermeiro, Fonoaudiólogas e Farmacêuticos para cuidar da terapia nutricional em alto nível. “Somos referência na Assistência Nutricional intra-hospitalar e em Nutrologia em Minas Gerais e no Brasil. Oferecemos aos nossos pacientes um acompanhamento diário com profissionais preparados para oferecer um atendimento qualificado e eficiente durante a internação”, destaca a nutróloga Simone Silvestre.

O desafio de manter as condições nutricionais em dia tem papel fundamental no processo de recuperação. Pacientes desnutridos apresentam maiores taxas de infecção hospitalar, dificuldade na cicatrização de feridas e internações mais prolongadas. E, quando recebem alta, podem ter muitas vezes dificuldade para caminhar, para comer ou trocar de roupas sozinhos. A retomada no emprego muitas vezes é demorada, e o desempenho nas atividades cotidianas e profissionais é prejudicado.

“Quando a pessoa está doente, na maioria das vezes, ela perde o apetite, não se alimenta direito ou não consegue comer nada. O resultado é a perda de proteína e, consequentemente, de massa magra. Esse quadro pode levar à desnutrição, trazendo outras complicações para o paciente. Por isso temos que ficar sempre atentos”, explica. “Além disso, entre 20% e 25% dos pacientes que chegam ao hospital apresentam condições de desnutrição, e isso exige uma ação rápida para que não aja mais complicações”, completa a nutróloga.

“Na verdade, a terapia nutricional é uma ferramenta essencial para a recuperação do estado nutricional dos pacientes hospitalizados. É importante notar que, no hospital, as necessidades dos pacientes são muito maiores do que quando estão em casa, saudáveis. Muitos ficam ainda em jejum prolongado no hospital, o que agrava o quadro de desnutrição. Os pacientes que não conseguem comer o suficiente para atingir suas necessidades nutricionais precisam ser suplementados”, ressalta Simone Silvestre.

“E aqueles em risco de desnutrição e com contraindicação à nutrição pela boca devem receber nutrição por sonda (enteral) ou pela veia (parenteral) de forma precoce. Essa é uma estratégia eficaz, segura e às vezes única para minimizar a perda de peso e de massa muscular”, explica a nutróloga do Hospital Felício Rocho.

A profissional destaca a necessidade também da população de entender o impacto e a dimensão do problema. A nutrição hospitalar, segundo ela, precisa ser encarada como parte do tratamento. A alimentação adequada, que permita manter a saúde nutricional do paciente, é requisito importante nas unidades de saúde, razão pela qual os profissionais vêm priorizando esse cuidado para reduzir os impactos da desnutrição e recuperar o quadro anterior à internação.

 

Semana de Conscientização sobre Desnutrição

A agenda de conscientização em torno da desnutrição hospitalar não ocorre por acaso. Entre os próximos dias 18 e 22 de setembro, a Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (Aspen, na sigla inglesa) promoverá um evento internacional sobre o assunto. Intitulado “Semana da Conscientização Nutricional”, o encontro terá diversas palestras via webinars sobre a alimentação de pacientes hospitalares. No Brasil, a Associação Brasileira de Nutrologia é a embaixadora do evento.

O objetivo da Semana é levar a pauta aos profissionais de saúde e à população, a fim de ampliar os debates sobre a desnutrição e os efeitos adversos que ela aponta sobre a saúde dos indivíduos e até sobre a economia e a legislação. Além disso, a organização do evento pretende fornecer aos clínicos e administradores hospitalares novas estratégias preventivas e também de detecção, diagnóstico e tratamento contra os casos de desnutrição.

“Será uma experiência muito rica, e que permitirá novos aprendizados e muita troca de informações entre profissionais de diversas partes do mundo. É uma oportunidade valiosa, que vai ajudar a expandir as ações que o Felício Rocho já vem tomando em favor da saúde de todos os seus pacientes”, defende Simone Silvestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário