quarta-feira, 16 de abril de 2014

SAÚDE E LITERATURA - Manual sobre o Cuidado à Saúde Junto a População em Situação de Rua

publicado em 25 de Março de 2014

Manual sobre o Cuidado à Saúde Junto a População em Situação de Rua

Publicação digital gratuita tem como objetivo fomentar os cuidados das equipes Saúde da Família (ESF) para moradores de rua em situação severa de vulnerabilidade social
por Wander Veroni

Ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral aos moradores de rua em situação severa de vulnerabilidade social. Esta é a proposta do Manual sobre o Cuidado à Saúde Junto a População em Situação de Rua, publicado pelo Ministério da Saúde. O objetivo da publicação gratuita e digital é fomentar os cuidados das equipes Saúde da Família (ESF) para esta população que, muitas vezes, é colocado à margem da sociedade. Para baixar o Manual, clique aqui.

Ao eleger como modelo a criação de uma política pública de saúde para a população em situação de rua em convergência com as diretrizes da atenção básica e a lógica da atenção psicossocial com sua proposição de trabalhar a redução de danos, o Sistema Único de Saúde (SUS) legitima a sua responsabilidade de universalizar o acesso dessa população às outras possibilidades de atendimento médico.

No Manual, o leitor irá entender como funcionam os consultórios de rua que prestam os primeiros atendimentos à população de rua. Eles são formados por equipes multiprofissionais e prestam atenção integral à saúde de uma referida população em situação de rua in loco. As atividades são realizadas de forma itinerante desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No dia-dia, os profissionais que trabalham nos consultórios de rua lidam com os diferentes problemas e necessidades, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

No mais, a proposta deste Manual busca instrumentalizar os profissionais de saúde da atenção básica, na perspectiva da promoção do cuidado à população em situação de rua no cotidiano da sua prática profissional, para a ampliação e construção de novas formas de atuação frente aos problemas de saúde dessa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário