terça-feira, 15 de abril de 2014

Projeto Jaíba vai ganhar 5,8 Mi para estradas


Projeto Jaíba vai ganhar 5,8 Mi para estradas

(Por Michelle Valverde) Os recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, que serão aportados pelo Estado em obras para recuperar 305 quilômetros de estradas no perímetro de irrigação do Projeto Jaíba, no Norte de Minas, devem ser liberados ainda neste mês. O investimento na recuperação e asfaltamento das vias de escoamento da produção na região do Jaíba é considerado fundamental para o crescimento da produção e da comercialização das frutas cultivadas na região. O desafio, após as obras, será manter essas vias de acesso em perfeitas condições.
A logística desfavorável, a infraestrutura precária e os diversos problemas observados na conservação das vias são constantes e vêm interferindo até mesmo no potencial de exportação de frutas, conforme publicou ontem o DIÁRIO DO COMÉRCIO. Esses problemas são considerados os maiores gargalos e as soluções para os mesmos são lentas. No Jaíba, o destaque é para a produção de frutas, principalmente limão, banana, mamão e manga. 
A obra, que teve a ordem de serviço assinada em fevereiro deste ano, será realizada por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Fundação Rural Mineira (Ruralminas) e o governo de Minas Gerais. O perímetro de irrigação Jaíba está localizado nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia. 
De acordo com o presidente da Ruralminas, entidade responsável pela contratação e execução da obra, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, garante que a liberação dos recursos deve acontecer ainda neste mês. “A liberação do recurso vai ocorrer dentro do planejado. Este investimento irá atender à demanda dos produtores do Jaíba, uma vez que as obras foram solicitadas pelos representantes da região. Nossa expectativa em relação ao projeto são positivas. Através do recapeamento e da recuperação de importantes vias, iremos favorecer o acesso dos produtores às rodovias, aos portos e contribuir para a conservação da produção durante o transporte e para a redução dos custos”, disse. 
A expectativa é que os trabalhos se iniciem assim que o recurso for liberado. A conclusão das intervenções deve ocorrer após oito meses do início. O desafio, segundo Oliveira, é manter as vias de transporte da produção de frutas em condições favoráveis. 
“Por ser uma planície e possuir vias não asfaltadas, a região enfrenta problemas constantes com o escoamento águas das chuvas, que acabam comprometendo a conservação com a passagem de caminhões carregados. Este é um dos gargalos, para o qual também estamos buscando soluções”, disse. 
Ainda de acordo com a Ruralminas, as obras incluem recapeamento e pavimentação de 305 quilômetros de estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário