sábado, 12 de abril de 2014

Januária e Matias Cardoso estão entre municípios que deixaram de entregar prestações de contas de 2013


Balanço divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no início da semana mostrou que 97% das prestações de contas dos municípios mineiros foram entregues até o prazo-limite previsto na legislação, o dia 31 de março. Segundo a presidente do TCE, a conselheira Adriene Andrade, o tribunal e recebeu 1049 prestações de contas dentro do prazo. Desse total, 842 prestações de contas anuais de prefeitos e 208 de responsáveis por entidades previdenciárias do regime próprio do município.
Pelo menos 11 municípios deixaram de enviar a documentação, três deles do Norte de Minas. Januária e Patis perderam, inclusive, a data-limite de 3 de abril concedida pelo Tribunal para as prefeituras retardatárias. Já Matias Cardoso enviou sua prestação de contas, mas perdeu o prazo legal. Segundo este Em Tempo Real apurou, o prefeito de Januária, Manoel Jorge (PT), não conseguiu fechar a prestação de conta em tempo hábil, porque o município teria extrapolado o limite de gastos com pessoal, equivalente a 54% das receitas correntes. 
Segundo uma fonte, a rubrica de gastos com pessoal ode ter ficado acima dos 70% durante o primeiro ano da gestão petista em Januária, o que pode levar o prefeito a receber sanções do Tribunal de Contas e ainda ficar sujeito a improbidade administrativa. O atraso na entrega teria se dado em razão da necessidade da contabilidade rever todas as contas e tentar reduzir o impacto desse indicador. A Prefeitura de Januária não se manifestou sobre o assunto.
O Tribunal de Contas vai deliberar em sessão plenária a aplicação das sanções previstas em lei para os jurisdicionados inadimplentes e para os que entregaram fora do prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário