sábado, 19 de abril de 2014

Ex-prefeito de Jaíba e demais detidos na Operação Agosto deixam prisão após habeas corpus

Fotomontagem: Júnior Oliveira
Detidos desde novembro do ano passado, na chamada Operação Agosto da Policia Federal, o ex-prefeito de Jaíba, Sildete Rodrigues Araújo, o Detinho (PMN), e seu irmão Silvano Rodrigues Araújo (PTdoB), além do vereador afastado Adilson de Freitas David, o Tela (PMDB), e o empresário Leandro Cesário, o Leo Pintor (todos nas imagens ao lado), conseguiram habeas corpus e já estão fora dos presídios das cidades de Manga e Francisco Sá, desde o final da tarde da terça-feira (15). A notícia causou expectativa em Jaíba, no extremo Norte de Minas, porque a prisão do ex-prefeito e sua turma foi um dos fatos políticos mais conturbados da história política do município.  
Após quase seis meses de prisão, a justiça da Comarca de Manga, concedeu a liberdade provisória para os réus, ao atender pedido de relaxamento de prisão com o argumento de que eles não teriam mais como atrapalhar as investigações. O juiz titular da Comarca, Mateus Queiroz de Oliveira, arbitrou pagamento de fiança de R$ 21,8 mil para cada um dos acusados, valor equivalente a 30 salários mínimos vigentes. 
Com a decisão, os réus podem aguardar em liberdade vigiada o desenrolar da instrução dos seus processos.

O ex-prefeito Detinho e seu irmão Silvano Araújo são acusados por crimes de formação de quadrilha, peculato, prevaricação, ameaças, desvios de dinheiro público, enriquecimento ilícito, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, entre outros. Se condenados, o que é pouco provável, pode cumprir entre cinco e 20 anos de reclusão, além de ter seus bens leiloados para ressarcimento aos cofres da Prefeitura de Jaíba. 

A Operação Agosto também resultou no afastamento do agora ex-prefeito Jimmy Diogo Silva Murça (PCdoB), em medida cautelar e sob suspeitas de envolvimento no esquema que teria sido montado pelo empresário Silvano Araújo para desviar recursos do município de Jaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário