sábado, 9 de abril de 2016

Montes Claros MG. Blitz flagra escolas com merenda prejudicada

Pouca e ruym


Os vereadores com o diretor Edmilson Mendes Farias, da escola Du Narciso, onde esta semana merenda foi apenas bolacha
Os vereadores montes-clarenses flagraram problemas na merenda escolar das escolas Jair de Oliveira, no Jardim Eldorado e Du Narciso, no Village do Lago, durante blitz realizada na manhã de ontem. A iniciativa foi dos vereadores Eduardo Madureira e Wanderley Lêga Oliveira, que alegaram ter recebido denúncias de que várias crianças receberam apenas bolachas durante esta semana. O fato foi confirmado na escola Du Narciso, na quinta-feira, mas logo depois o estoque de alimentos foi reforçado com outros produtos. Entretanto, faz dias que os alunos estão sem qualquer tipo de carne. Na escola Jair de Oliveira a diretora Elza Batista Matos impediu que os vereadores entrassem na área de estoque, e confirmou que tem alimentos para mais uma semana.
Nessa semana, os vereadores continuarão fazendo novas blitze, pois afirmam que muitos pais de alunos estão se queixando da qualidade dos alimentos. “Tomamos conhecimento de que em uma das escolas, os alunos receberam apenas bolachas e um suco artificial e ainda com a quantidade mínima. Esse tipo de merenda não atende as exigências mínimas nutricionais. Por isso, tomamos a iniciativa de averiguar o que está acontecendo, para depois levarmos à Câmara Municipal, pedindo providências” – explica o vereador Eduardo Madureira. O vereador Oliveira Lêga alertou que os vereadores cumprem o seu papel, de fiscalizar, e precisa haver a colaboração dos diretores das escolas.
Na visita a escola municipal Jair de Oliveira os alunos alegaram que a merenda escolar tem sido fraca. Ontem foi apenas arroz com galinha. A diretora Elza Batista Matos afirma que tem 1.164 alunos distribuídos em três prédios, sendo o da escola, outra parte no prédio da Fabriqueta de Fraldas e oito salas na escola estadual Conceição Avelar, e que nunca faltou merenda escolar, apesar de o estoque atual ser suficiente apenas para atender a demanda até sexta-feira que vem. Ela recusou o pedido dos vereadores de visitarem o estoque de alimentos. O clima ficou tenso e os vereadores a alertaram que ela será responsabilizada pelo que ocorrer ali.
Na escola Du Narciso, no bairro Village do Lago, o diretor Edmilson Mendes de Farias reconheceu que na quinta-feira tinha apenas bolacha para servir aos alunos, além de suco artificial. Porém, explicou que na hora do problema, chegou um carregamento de alimentos, mas sem carne, açúcar e feijão. Ontem, os alunos tiveram como merenda apenas arroz e verduras. O diretor mostrou aos vereadores que chegaram vários produtos para repor o estoque da merenda, assim como está esperando nova carga com outros produtos.
Na Prefeitura de Montes Claros, a informação constante no site é que será realizado processo licitatório para a compra de alimentos que serão utilizados na produção de refeições para os alunos da Rede Municipal de Educação, em pregão presencial no dia 12 de abril, às 9 horas, na sala da Gerência de Compras na sede do Executivo. Os alimentos adquiridos serão entregues de forma parcial, pelos vencedores da licitação, e utilizados na confecção de refeições para os mais de 31 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
São 113 instituições de ensino, como Cemeis, escolas de ensino fundamental, escolas rurais, de pequeno porte e conveniadas do município. A expectativa de gastos com a aquisição dos alimentos é de cerca de R$ 3,4 milhões. Serão adquiridos 37 itens, como 20.000 kg de cebola branca, 15.000 kg de repolho, 40.000 kg de tomate, 100.000 kg de mamão formoso, 100.000 kg de banana prata e 365.000 unidades de pão doce.
Jornal Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário