18 ABRIL 2013
Ministro dos Transportes reconhece necessidade de duplicar BR-251 a partir de Montes Claros
Em audiência na pasta, Humberto Souto pede inclusão da duplicação no PAC. Contrato do Anel Norte pode sair em 15 dias
Outra exclusiva aqui do Em Tempo Real. O ministro dos Transportes, Cesar Borges, ouviu, no início da noite da quarta-feira (18), durante audiência aqui em Brasília, apelo do deputado federal Humberto Souto (PPS-MG) para que assuma, no intramuros do Governo Federal, a defesa da inclusão da duplicação da BR-251 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A intervenção do novo ministro dos Transportes (Borges tomou posse há duas semanas) seria para dar prioridade na destinação de verbas para a obra naquela que está sendo chamada de nova rodovia da morte.
O deputado mineiro fez o pedido após ouvir de César Borges a afirmação de que a o governo federal reconhece que a duplicação de Montes Claros à rodovia Rio-Bahia é necessária, pelo tráfego intenso que a estrada recebe. A obra, no entanto, não tem verba definida em orçamento nem consta do PAC, o programa de investimentos do governo federal.
O Ministério dos Transportes avalia que o custo da duplicação supere os R$ 800 milhões. Humberto Souto disse ao ministro que, pela péssima qualidade do asfalto, o trecho de 51 quilômetros entre Montes Claros e Francisco Sá precisa de asfalto novo urgentemente.
Anel rodoviário
Durante a audiência, o ministro dos Transportes telefonou para o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, com quem o deputado Humberto Souto havia estado na véspera (aqui), para cobrar obras rodoviárias em Montes Claros e região. Fraxe informou a Cesar Borges que, após a audiência com o deputado norte-mineiro, deu prazo de 15 dias para que os técnicos do DNIT definam o contrato de associação ao Governo de Minas para construir o Anel Rodoviário Norte de Montes Claros, ligando as saídas para Januária (BR-135) e Janaúba e Rio-Bahia (BR-251).
Na audiência de terça-feira, o DNIT informou existir verba assegurada de R$ 35 milhões para o contorno rodoviário, que vai retirar da cidade o tráfego diário de mais de quatro mil carretas, caminhões e carros de passeio que tumultuam o trânsito urbano e ajudam a destruir o asfalto de ruas e avenidas da cidade.
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