sexta-feira, 26 de abril de 2013

MPF abre vagas para Janaúba


O Ministério Público Federal (MPF) abriu inscrições para concurso para procurador da República. O processo seletivo oferecerá 48 vagas inicialmente, para ocupar postos em 21 estados e também no Distrito Federal. Do total, três são para Minas Gerais, para as cidades de Janaúba, Poços de Caldas e Ituiutaba. Um dos principais atrativos para o cargo são os vencimentos iniciais de R$ 24 mil.  
No entanto, só podem participar do concurso profissionais com bacharelado em Direito, ou por aqueles que tenham exercido atividades jurídicas comprovadas, como aponta a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).  
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio. Para tanto, é necessário acessar o site da Procuradoria da República (www.mpf.gov.br), onde é possível preencher a ficha cadastral e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 190. A taxa de inscrição pode ser paga no Banco do Brasil.  
Para concorrer, ainda é preciso apresentar original do pagamento da taxa, assim como carteira de identidade e CPF, ambos com cópia, e duas fotos 3x4 recentes na Procuradoria da República mais próxima.  
Um salário tão atraente e uma rigidez tão grande só para poder se inscrever no processo seletivo são uma mostra de que o cargo de procurador da República exige muita responsabilidade do servidor público.  
De acordo com a ANPR, o procurador da República atua diante da Justiça Federal, em primeira instância, e junto aos Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador é qualificado para mover ações que defendam o interesse da coletividade, assim como também fiscaliza o cumprimento das leis e zela pelo Estado de Direito. O procurador da República adquire direito vitalício ao cargo após dois anos. 

Carreira  
O cargo de procurador da República é o primeiro degrau dentro do Ministério Público Federal. O segundo passo é o cargo de procurador regional da República.  
Para ter acesso à promoção, é necessário prestar concurso interno. E o terceiro e último estágio é o cargo de sub-procurador geral da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário