segunda-feira, 30 de março de 2015

Como aromatizar a casa de forma natural?


Se o mau odor invadir sua casa e você não tiver a mínima ideia de como combatê-lo de forma natural para não ter que utilizar os sprays que tanto mal fazem ao meio ambiente, siga lendo esse artigo . Aprende como aromatizar a sua casa de maneira natural, para que os agradáveis aromas sejam sua apresentação de bem-vinda e um toque pessoal.

Alguns sprays  próprios para a eliminação de odores na casa contêm substâncias tóxicas que contaminam o ar e afetam a saúde. Além de caros, não proporcionam um efeito prolongado, e por esses importantes motivos nada melhor que optar por um eliminador de maus odores com ingredientes naturais e, certamente você terá o que é necessário para a fabricação caseira na cozinha da sua casa. E caso não tenha essas matérias-primas não será nada difícil encontrá-las em uma loja ou mercado mais próximo de seu bairro.

Ambientadores  naturais  para sua casa

Ambientador de baunilha

Embeba uma bolinha de algodão com algumas gotas de essência de baunilha e coloque em um recipiente que seja próprio para exalar o aroma (um difusor), sem tampa e deixe-o no ambienta  durante umas quatro horas. Quando não sentir mais o aroma, embebeda outro algodão e volte a colocá-lo no recipiente.
vanilla

Ambientador frutado e ervas

Para esse ambientador, necessitaremos de cinco limões,  10 laranjas, folhas de alecrim, folhas de menta, 250 mil de água e a mesma quantia de álcool. Coloque as cascas da laranja e do limão ao centro de um lenço e amasse com um  auxílio de um martelo de cozinha. Em seguida acrescente as folhas das ervas, e amasse todos os ingredientes até que estejam todos bem triturados. Coloque os ingredientes dentro de  um frasco de spray e acrescente a água e o álcool. Utilize esse ambientador natural nas cortinas , tapetes  e roupas.

Ambientador com flores secas

Para o preparo do  ambientador de flores secas, precisamos de algumas pétalas de rosas, folhas e flores de eucalipto, folhas de louro, de nogueira, de tomilho, de murta, de sálvia, gengibre, canela e baunilha.  Coloque todos os ingredientes misturados em uma cesta no ambiente, ou se quer dar um toque com esse aroma nas gavetas, coloque a mistura em pequenos sacos de seda fechados. Quando sentir que já não exala o aroma, acrescentar algumas gotas de álcool ou essência de rosas sobre os ingredientes.
flores secas,

Elimine os maus odores de sua cozinha

As plantas aromáticas são perfeitas para eliminar os odores das frituras, peixes e até algum alimento cru ou cozido que tenha estragado dentro da geladeira. O que precisamos é simplesmente ter plantado em um vaso com terra algumas das seguintes ervas: alfavaca, alecrim ou tomilho ou algumas dessas ervas podem ser mantidas somente em um recipiente com água e mantê-los na sua cozinha. Além de neutralizar o mau cheiro, também poderá utilizá-las quando cozinhe. Usadas como condimentos no preparo dos alimentos, acrescem um maior sabor. Outra boa opção tanto para os maus odores quanto para uso na gastronomia é a lavanda. 

Marmelo

Essa fruta, normalmente se colhe no outono e que é usada para preparar marmeladas e geleias, também podem ser armazenadas no guarda-roupa por alguns dias para perfumar a roupa. Fique atenta ao tempo que mantém a fruta no guarda-roupa, retirando a fruta quando perceber que está a ponto de começar  a apodrecer, porque uma vez podre pode atrair insetos.

Ambientador elaborados com sabão neutro

Quando o sabonete está terminando e já não o utilizamos devido seu tamanho, normalmente o substituímos por um novo. Como podemos utilizar esses pequenos pedaços de sabonetes que já não servem para o banho? Podemos preparar um excelente ambientador. O que deve fazer é cortá-lo em pedaços bem pequenos e coloque em saquinhos próprios ( com pequenas perfurações para que se exale o odor ) nas gavetas do seu guarda-roupa, armários etc.  Outra ideia com produtos em fase de finalização é, por exemplo, os perfumes que não utilizamos mais ou porque contêm pouco no frasco, essa pequena quantia restante podemos acrescentar água e colocar a mistura em uma tigela. Com o decorrer dos dias, o líquido irá evaporando e espalhando o aroma pelo ambiente.
sabonete

Neutralizador de odores  de bicarbonato de sódio

Em um frasco com tampa coloque meia xícara de bicarbonato de sódio e oito a 12 gotas de óleo essencial de sua preferência (pode utilizar somente um tipo de óleo essencial ou combinar vários óleos) Na tampa do frasco, faça alguns furos, e para dar um ar decorativo, coloque na tampa um tule, por exemplo. Esse preparado pode ser utilizado para aromatizar qualquer ambiente da sua casa.

Aroma em gel

Essa é uma forma econômica, sem necessidade de comprar produtos caros, você mesma pode fazer em casa seu ambientador gel.  Basta que coloque em um frasco duas ou três gotas de colorante para bolos e 30 gotas de óleo essencial de sua preferência. Em uma panela ferva a medida de uma xícara de água e acrescente um envelope de gelatina sem sabor. Em seguida coloque mais uma xicara de água e a mesma medida de sal. Antes que esfrie, coloque a mistura no frasco com as gotas do óleo essencial misturando bem os ingredientes. Deixe que repouse à noite e conseguirá um ambientador que te renderá por aproximadamente um mês.
gel babosa

Ambientador para o carro

Troque os ambientadores industrializados, por um caseiro que você mesma pode preparar. Compre um molde com o desenho que goste. Coloque o molde encima de um tecido e faça dois modelos iguais. Coloque esse tecido já com o formato  do desenho e em uma cartolina e  cole ambos. Acrescente 10 gotas de óleo essencial de cada lado. Deixe que o tecido absorva o óleo e faça um furo na parte superior do desenho, que permita passar uma linha e o pendure no espelho.

Aromas à base de fervura

Este método de preparo é maravilhoso para aromatizar qualquer ambiente e, além disso, é muito econômico. Em uma panela pequena, coloque água e leve ao fogo até que ferva. Iniciada a fervura, coloque alguns destes ingredientes: canela em pau, essência de baunilha, cravos, casca de limão, casca de laranja ou grãos de café. Uma vez que tenham sido fervidos todos os ingredientes, despeje em um recipiente sem tampa e bonito e coloque no seu quarto ou no ambiente que prefira até que o líquido esfrie.

Aroma de laranja com cravos-da-índia

Esses dois componentes combinados distribuirá um aroma doce por toda a casa. A receita é bem simples. Basta  fincar  os cravos na casca da  laranja e colocá-la  em um recipiente como, por exemplo, um pires decorado ou uma pequena bandeja. A laranja com o cravo se mantem por dias ou até pode durar semanas.
cravo da índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário