terça-feira, 29 de agosto de 2017

Operação da Polícia Federal combate fraudes no seguro DPVAT em Montes Claros


Desde o início da manhã desta terça feira (29), 40 Policiais Federais estão nas ruas de Montes Claros cumprindo mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação “Tempo Despertar” deflagrada em abril de 2015 que revelou um forte esquema de fraude praticado contra o seguro DPVAT em escala nacional.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Marcelo Eduardo Freitas, novas denúncias foram feitas.
“Essa é uma nova sequência da Operação Tempo Despertar, tendo em vista que novas denúncias foram feitas e com isso o Ministério Público e a Polícia Federal estão continuando as ações de repreensão as fraudes do seguro DPVAT”, completa.
Os policias estão indo até empresas e residência de empresários e advogados, dois dos bairros alvos são o São José e Santa Rita.
“Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra empresários e advogados que operavam no seguro DPVAT, não tem ninguém preso, eles estão parados neste momento. As fraudes são antigas, fizeram fraudes em diversos locais do país inteiro”, explica o delegado.
Durante a operação já foram apreendidos notebooks, documentos e processos relacionados ao esquema de fraude. A operação nas ruas teve início por volta das 6h e deve ser finalizada às 9h.
A operação
Em 2015 a Operação Tempo Despertar apontou que os prejuízos somados aos cofres públicos causados pelas fraudes somava mais de R$ 1 bilhão em todo o País. Somente no Norte de Minas o rombo foi de R$ 28 milhões.
Em Montes Claros a primeira fase da investigação apontou que dos 60 mil processos em tramitação, 10 mil são relacionados ao DPVAT.
Esquema
Em 2015 foi revelado que para conseguir que o seguro fosse pago os envolvidos fraudavam documentos como boletins de ocorrência, atestados médicos e procurações. Além disso, conseguiam ter acesso a informações privilegiadas com dados de possíveis vítimas por meio de funcionários de hospitais e policiais.
Entre os falsos atestados de acidente de trânsito estavam lesões causadas por brigas entre casais, brigas em bares e partidas de futebol.
Tempo de despertar
O nome da "Tempo de Despertar" é uma alusão à necessidade de que o cidadão não seja convivente com atos de corrupção.
http://webterra.com.br/noticia/12307/operacao-da-policia-federal-combate-fraudes-no-seguro-dpvat-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário