domingo, 29 de março de 2015

Como prevenir naturalmente as infecções urinárias?


Algumas mulheres sofrem de infecções urinárias frequentemente, e apesar de seguirem tratamentos específicos, não conseguem prevenir e sofrem com as dores associadas ao problema. Nesse artigo daremos todas as chaves para prevenir a infecção urinária com remédios caseiros e naturais.

Dieta vegetariana

A alimentação é sempre fundamental na prevenção e no tratamento de qualquer doença, nesse caso também devemos destacar a nutrição mais adequada.
A seguir, recomendaremos uma alimentação principalmente vegetariana,especialmente quando começarem a surgir os primeiros sinais da infecção.Escolheremos frutas e verduras orgânicas, tendo sempre a certeza de consumir uma boa parte delas cruas, em saladas ou sucos. Os caldos de cebola também serão muito benéficos.
caldo-cebola-Lablascovegmenu
Deveremos eliminar os alimentos e hábitos tóxicos que irritam a bexiga, como a cafeína, o açúcar refinado, a farinha branca, as bebidas alcoólicas e a nicotina. Também não é recomendável o consumo de leite ou derivados lácteos após os primeiros sintomas da infecção.

Infusão de uva-ursina

Sempre acudimos às plantas medicinais para prevenir doenças, assim, se nos acostumarmos a tomar infusões diariamente poderemos evitar tratamentos posteriores.
No caso das infecções urinárias recorrentes, a infusão de uva-ursina é muito efetiva. Ela também pode ser encontrada em comprimidos. Além disso, podemos combiná-la com outras plantas medicinais adequadas para esses casos, como a bétula, a urtiga ou a cavalinha.

Suco de mirtilo vermelho

O suco de mirtilo vermelho é um excelente preventivo para essa doença, mas deve ser de qualidade e se possível, não deve ser adoçado com açúcar. A quantidade adequada é de entre 200 e 500 ml por dia. Se for difícil encontrá-lo, podemos optar pelo mirtilo desidratado.
mirtilo-vermelho-docqman

Sementes de linhaça

As sementes de linhaça têm muitas propriedades para nossa saúde, tanto em semente como em óleo. Também nos ajudam a proteger o sistema urinário, graças ao seu teor de mucilagem. Tomaremos de 1 a 3 colheres pequenas da semente de linhaça fresca moída ou de seu óleo, prensado a frio, preferencialmente misturado com outros alimentos.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são de grande ajuda para prevenir doenças, e no caso das infecções urinárias eles nos ajudarão a combatê-las quando sentirmos seus primeiros incômodos.
Nesse caso, escolheremos o óleo essencial de orégano ou o de zimbro, pois ambos são efetivos para esses casos. Tomaremos uma gota de um deles duas vezes ao dia, misturada com um pouco de mel ou azeite. Mas,deveremos ter a certeza de que são óleos essenciais de uso oral e não tópico ou essências artificiais.
Também podemos usá-los para aplicar diretamente na região correspondente aos rins, nas costas de ambos os lados, na parte superior das lombares.
Finalmente, como prevenção, podemos por diariamente uma gotinha deóleo essencial de árvore do chá nas roupas íntimas.

O intestino e os probióticos

Em muitos casos as bactérias que causam a infecção, principalmente quando é crônica, são provenientes do intestino, o que faz com que seja interessante tomarmos periodicamente um suplemento de probióticos para manter a flora bacteriana saudável. Esses probióticos, que podem ser comprados em farmácias, devem conter acidófilos.

Vitamina C

A vitamina C é um suplemento imprescindível para nossa saúde em geral. Podemos tomá-la diariamente, já que em caso de excesso a eliminamos naturalmente na urina, e que geralmente costumamos apresentar um déficit desse composto. Ela nos ajudará a aumentar as defesas e complementar o tratamento natural.

Calor na lombar

Para completar esse tratamento preventivo recomendamos aplicar calor habitualmente na região média das costas, principalmente em épocas de frio ou umidade.
Podemos aplicá-lo de diferentes maneiras:
  • Moxabustão
  • Água quente em panos molhados
  • Bolsa elétrica
  • Bolsa de água
  • Massagem com óleo de gengibre
gengibre-Chiots-Run

Remédios homeopáticos

Outro dos melhores preventivos naturais que temos é a homeopatia. Para esses casos é indicado o consumo de Cantharis 4 CH, principalmente se a infecção apresenta-se com queimação e ardor. Tomaremos um grão debaixo da língua a cada meia hora até que notemos melhora. Esse remédio desse ser tomado bem antes das refeições, e não deve ser associado a alimentos de sabores fortes e mentolados.
Imagens oferecidas por Lablascovegmenu, doc(q)man e Chiot’s Run.

Nenhum comentário:

Postar um comentário