segunda-feira, 30 de março de 2015

Os perigos de comer sopas instantâneas


Os macarrões instantâneos ou as sopas instantâneas são refeições rápidas que se popularizaram muito nos últimos tempos, pois representam uma opção fácil e econômica para aquelas pessoas que têm pouco tempo para cozinhar e/ou de comer algo mais saudável. Embora, provavelmente as pessoas que as consomem não consideram exatamente como um alimento pouco saudável, costumam considerar que elas fazem menos mal que os hambúrgueres, as batatas fritas ou qualquer outra comida rápida.
Entretanto, as pessoas desconhecem que na verdade este alimento não seja exatamente uma boa alternativa, pois depois de pesquisas e experimentos como os realizados pelo Dr. Braden Kuo do Hospital Geral de Massachusetts, foi possível determinar que estes tipos de sopas costumam ter um impacto negativo no organismo. A continuação te revelaremos os detalhes e resultados mais surpreendentes que foram encontrados nesta pesquisa.

Os macarrões instantâneos não se digerem facilmente

Com as pesquisas foi possível descobrir que os macarrões instantâneos estavam intactos no estômago, mesmo depois de passarem duas horas. Este tempo é muito mais do que pode demorar outros tipos de macarrões caseiros. Desta descoberta derivaram várias preocupações devido ao impacto que pode ter a sua má digestão.
Indigestão
Para começar, o sistema digestivo poderia ter uma forte tensão, pelo fato de ter que trabalhar durante muitas horas para poder digerir estes alimentos altamente processados. Quando um alimento permanece muito tempo no trato digestivo, existe também um impacto na absorção de nutrientes, mas os macarrões e sopas instantâneas não proporcionam valores nutricionais.No lugar dos nutrientes, este tipo de alimentos tem uma longa lista de aditivos, entre os quais se incluem o conservante tóxico hidroquinona de butilo terciário (TBHQ).
O mais provável é que tal aditivo se conserve no estômago junto com os macarrões, podendo ocasionar algum problema de saúde com o tempo prolongado que os macarrões demoram em se digerir.
Somente 5 gramas do conservante TBHQ  pode ser letal.
Para quem não conhece o conservante hidroquinona de butilo terciário (TBHQ), trata-se de um subproduto da indústria do petróleo, que muitas vezes pode ser enganador porque aparece como um “antioxidante”, mas o que os consumidores devem entender é que é um produto químico sintético com propriedades antioxidantes, porém não é um antioxidante natural, que é o que faz bem ao nosso organismo. O que fazem estes tipos de “antioxidantes” sintéticos é evitar a oxidação de gorduras e óleos, assim prolongando a vida útil dos alimentos processados.
O TBHQ  costumam estar presente na maioria dos alimentos processados, que podemos encontrar no mercado, independentemente da marca comercial. Além disso, também é utilizado para  vernizes, lacas, pesticidas, cosméticos e perfumes, a fim de reduzir a taxa de evaporação e melhorar a estabilidade.
Embora os especialistas em Aditivos Alimentares determinaram que doses muito baixa de TBHQ  são aptas para o consumo humano, a verdade é que foi descoberto que 5 gramas deste aditivo pode ser letal. De fato, o Dicionario de Aditivos Alimentares, garante que a exposição a uma só grama de TBHQ pode causar sintomas como náuseas e vômitos, zumbidos nos ouvidos, delírio, sensação de asfixia, entre outros.

O consumo de sopa instantânea está relacionado com a Síndrome Metabólica.


Obesidade
(Foto: La Extra – Grupo Diario/ Flickr.com)
Um recente estudo publicado no Journal of Nutrition, pode determinar que as mulheres que consomem mais sopas do que macarrões instantâneos, teriam um risco maior de ter a síndrome metabólica, em comparação daquelas que a comiam menos, independentemente da sua alimentação ou hábitos de exercícios em geral.
De acordo com a esta pesquisa, as mulheres que consumiram sopa instantânea 2 vezes por semana foram 68% mais propensas a ter síndrome metabólica, que é um problema de saúde que origina transtornos graves como a obesidade, hipertensão arterial, aumento do açúcar no sangue, triglicérides e baixos níveis de colesterol bom (HDL).
Além disso, as pessoas que consumiram mais sopas instantâneas obtiveram uma mínima quantidade de nutrientes importantes como proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A, niacina e vitamina C, em comparação de quem não consome este tipo de alimentos. Também aumentaram os níveis de gorduras ruins, calorias e sódio.

O melhor é uma dieta saudável para desfrutar de boa saúde

Apesar de comer sopa instantânea de vez em quando, não representa um perigo para a saúde, inclui-la com bastante regularidades pode originar problemas de saúde graves no futuro. O melhor é optar por uma boa alimentação com alimentos frescos, naturais e saudáveis para o nosso organismo. Para eliminar por completo os alimentos processados da dieta,o melhor é planejar um menu com antecedência e cumpri-lo todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário