Infecções e dores no ouvido têm diversas causas. Todos já sofremos com esse problema tão frequente pelo menos uma vez na vida. Ele pode ocorrer devido a entrada de água enquanto tomamos banho ou nadamos, ou a entrada de partículas, insetos, infecção no dente que se estende ao ouvido, etc. Nesse artigo falaremos mais sobre como tratar este problema.
O que saber sobre problemas e infecções nos ouvidos?
É preciso considerar que os problemas no ouvido são mais graves quando envolvem partes internas, e menos perigosos se estão relacionados com regiões externas. Além disso, se uma otite não é corretamente curada pode gerar perda (parcial ou total) da audição, vertigem e mal-estar quando realizamos algumas atividades.
- A otite externa se caracteriza pelo fluxo de líquido, dor, vermelhidão e perda temporal da audição. É causada principalmente por bactérias e em segundo lugar, por vírus e fungos.
- A otite média é muito comum em crianças e seus sintomas são febre, dor, irritabilidade, perda parcial da capacidade de audição e falta de apetite. Ocorre quando o espaço intermediário do ouvido é obstruído por fluidos e mucosidade. Algumas pessoas são suscetíveis a esse tipo de infecções nos ouvidos e apresentá-las torna-se crônico.
- A otite interna pode causar náuseas, enjoos, vertigem, vômitos e perda do equilíbrio. Acontece quando a parte mais interna do ouvido inflama, também é conhecida como labirintite. É pouco comum, mas seus sintomas são intensos.
Remédios populares para tratar as infecções no ouvido
- Encha uma bolsa térmica com água quente e aplique no ouvido dolorido, cobrindo-o com um pano. O calor é um analgésico potente e também serve para ajudar que o sangue chegue à região afetada e atue contra a infecção.
- Lave, pique e moa três damascos grandes. Esquente em uma panela e coloque como cataplasma sobre a região que dói.
- Macere algumas folhas de manjericão e algumas de tanchagem. Esquete tudo até que fique morno e aplique como um cataplasma sobre o ouvido afetado.
- Esquente meia colher de sopa de azeite de oliva e empape um algodão nela. Coloque na entrada do ouvido e deixe atuar durante uma hora.
- Corte uma cebola em rodelas e amasse-a. coloque em um lenço e esquente no micro-ondas. Aplique na região afetada como uma compressa.
- Esquente uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem por alguns minutos, adicione um dente de alho amassado. Deixe repousar até ficar morno e embeba uma bolinha de algodão, depois introduza-a no orifício do ouvido.
- Esquente duas porções de arroz e coloque em uma bolsinha de tela ou envolva em um pano. Coloque sobre a almofada e apoie o ouvido.
- Em um frasco de vidro limpo e seco, coloque sete gotas de azeite de oliva e o conteúdo de uma cápsula de vitamina E. Depois adicione dois dentes de alho amassados e misture bem, agitando. Esquente a mistura com o frasco fechado em banho maria durante um minuto. Filtre e introduza algumas gotas no ouvido, quando o líquido estiver morno. Não é aconselhável utilizar esse remédio em casos de tímpano perfurado ou em casos em que saí pus do ouvido.
- Ferva duas colheres de sopa de absinto em um litro de água durante dez minutos. Aproxime o ouvido do recipiente para que os vapores da mistura entrem no orifício.
- Coloque duas colheres de sopa de arruda em meia xícara de água fervendo. Deixe esfriar mantendo coberto. Molhe uma bolinha de algodão e coloque na entrada do ouvido.
- Esprema um limão e empape um algodão em seu suco. Coloque suavemente na entrada do ouvido (sem enfiar muito) e deixe atuar por dez minutos antes de dormir. Esse remédio é bom quando a dor é causada por acumulação de cera.
- Macere dez flores de camomila com quatro colheres de sopa de azeite de oliva durante dois dias. Aplique no ouvido com um algodão. Também é bom para a dor de ouvido causada por excesso de cera.
- Esquente duas colheres de óleo de amêndoas e deixe que esfrie até atingir a temperatura ambiente. Aplique duas gotas no conduto do ouvido e cubra com um algodão para proteger.
- Ferva algumas folhas de orégano em meia xícara de água durante três minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e coloque em um conta gotas. Aplique três gotas no ouvido dolorido (mas apenas se o tímpano não estiver perfurado).
- Asse uma batata e envolva-a em um pano. Aplique como compressa em cima da orelha, tão quente o quanto se possa aguentar.
- Ferva meia xícara de água com um pouco de sal grosso. Molhe um pano e aplique sobre a orelha.
- Rale um rabanete e esquente-o. Envolva-o em um lenço de tela fina e coloque sobre a orelha, deixe atuar até que esfrie.
- Aplique três ou quatro gotas de gel de babosa no conduto auditivo e deixe a cabeça de lado por alguns minutos. Esse remédio também é contraindicado para casos de tímpano perfurado.
- Amasse algumas folhas de acelga e extraia seu suco. Utilize um conta gotas e aplique quatro gotas no ouvido.
Recomendações para evitar dor e infecção no ouvido
- Evite o uso de cotonetes de algodão para limpar o ouvido
- Cuide das infecções na garganta
- Reforce o sistema imunológico
- Evite compartilhar fones de ouvido internos
- Evite nadar em lagos, rios e lagoas
- Evite mergulhar em piscinas com muito cloro
- Não introduza objetos estranhos nos ouvidos
- Durma de lado para facilitar a drenagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário