terça-feira, 31 de março de 2015

II Semana de Conscientização do Autismo é realizada em Montes Claros - Palestras,debates e carreata fazem parte da programação. ANDA já atendeu mais de 250 famílias de portadores de autismo.


A Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA) realiza dos dias 30 de março a 02 de abril, em Montes Claros, a II Semana Municipal de Conscientização do Autismo, com o tema “Hora de Ouvir: Inclusão e Direitos Sociais, já!”. Desde sua criação em Montes Claros 2009, a ANDA já atendeu direta e indiretamente mais de 250 famílias de portadores de autismo.
Segundo o presidente da ANDA, Wander Luciano, é preciso conhecer mais sobre o assunto e trabalho que vem sendo realizado.
“O objetivo é trazer para a comunidade um pouco mais de conhecimento sobre o autismo e, principalmente, fazer com que as temas se interessem mais sobre o tema e assunto e possam ajudar mais esse grupo de pessoas que aumentam cada vez mais em Montes Claros e em todo o país”, diz.
Na manhã desta segunda-feira (30), foi realizada uma Mesa Redonda, em que foi discutido o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). À noite, haverá um Ciclo de Palestras sobre a conscientização do Autismo, no Plenário da Nova Sede da Câmara de Vereadores - Rua Urbino Viana, 600, Vila Guilhermina, sobre o TEA: sinais, sintomas e Intervenção pedagógica de uma criança com autismo. As inscrições serão feitas no local do evento, das 18 às 19h.
Na terça-feira (31), das 10h às 22h, no Montes Claros Shopping,  haverá uma exposição de trabalhos dos “Anjos Azuis”. Os trabalhos foram feitos pelos assistidos pela ANDA e por pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo/TEA atendidos em instituições da cidade.
 Já na quarta-feira (01), uma carreata azul percorrerá as ruas da cidade e terminará no Montes Claros Shopping, onde panfletos explicativos sobre o TEA serão distribuídos. A concentração da carreata será a partir das 17h com saída às 19h, da sede da ANDA (Rua Rodrigo Costa, 321, Bairro Canelas).
No Dia Mundial do Autismo, quinta-feira (02), haverá uma mobilização geral com participação dos organizadores e da sociedade civil com distribuição de panfletos e orientações na Praça Dr. Carlos Versiani, no centro da cidade.
Na quinta-feira (09) será realizada uma Audiência Pública Municipal com o tema "Autismo e a realidade municiapl nas áreas da educação, assistência socail e saúde". A audiência vai ser no Plenário da Nova Sede da Câmara de Vereadores - Rua Urbino Viana, Nº 600, Bairro: Vila Guilhermina, as 8h.
Após a audiência, sorteio das camisas autografadas. São 09 camisas oficias do Cruzeiro, Atlético Mineiro, América, Funorte, Montes Claros Vôlei, Montes Claros FC, Santos Futebol Clube (autografada por Neymar Júnior) e duas doadas pela jornalista Bia Andrade, quando a Seleção Brasileira de Futsal disputou um amistoso em Montes Claros contra a Hungria, em 15 de novembro de 2009.
"As camisas serão vendidas em forma de rifa durante o evento, para angariar recursos para a continuação dos nossos trabalhos na construção da ANDA", conta o Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário