segunda-feira, 30 de março de 2015

Recomendações para quando você não consegue dormir


Certamente algum dia você também já passou por uma noite  que o sono não veio? Viramos de um lado e outro e nada de sono. O que devemos fazer em situações como essa? Nesse artigo indicaremos alguns conselhos interessantes para conseguir uma boa noite de sono.
As mudanças e o ritmo acelerado de vida nos causa transtornos que às vezes perdemos o sono.  Mas outros fatores também contribuem para a falta de sono como o estresse, problemas do dia a dia, ansiedade, a fome, entre outros.  O principal problema não é o fato de não conseguir dormir, e sim a mente que começa a produzir pensamentos criando um círculo vicioso nesses momentos que não conseguimos dormir. Quando menos se percebe, o alarme toca e já é hora de levantar.

Por que nos afeta o sono com interrupções?

Quando acordamos no meio da noite e logo não conseguimos mais voltar a dormir, o corpo como um processo de debilidade. Basicamente o sistema imunológico é mais afetado.  As consequências desse distúrbio  podem causar crescimento de tumor, causa estados de pre-diabetes, provoca transtornos na alimentação (sobretudo a ansiedade) afeta a memoria, falta de concentração, prejudica o desempenho físico e mental e diminui a capacidade de resolver tarefas diárias.
cansaço matinal
Quando temos o sono interrompido, o corpo produz menos hormônios chamados melatonina, além de, conduzir a outros desiquilíbrios como o estresse, as enfermidades cardíacas, úlceras estomacais, prisão de ventre e depressão

Conselhos sobre o que fazer quando não conseguimos dormir

Conselhos de como agir quando não  conseguimos dormir:

Evite pensar em problemas

Procure não pensar em coisas que ficaram para ser resolvidas no trabalho, ou se discutiu com seu companheiro (a), as dividas a pagar, prestações de carro, casa, gastos de casamento entre outras preocupações.
Não se deve pensar em nenhuma dessas ou mais situações que te aflija,porque o que vai conseguir é acelerar sua mente cada vez mais. E, dessa forma, não conseguirá dormir, ao contrário, o que deve fazer é imaginar uma cena que te relaxe, como praias, um riacho,  um rio ou uma floresta. Essas imaginações devem sempre que possível conter som que faça com que elas pareçam reais, como se realmente você estivesse nesses lugares.

Não faça planos

Muitas vezes por acreditarmos que não ter sono é um tempo livre que podemos imaginar e planejar o futuro. Realizar atividades como preparar uma lista de compras, planificar o futuro com seu companheiro (a) é um erro terrível na falta de sono, porque os reflexos são iguais quando pensamos nos problemas. O melhor é focar e concentrar na ideia que você deve voltar a  dormir.
insônia

Levante por alguns minutos

Saia da cama e realize algo que seja relaxante, como tomar um banho.Também poderá aproveitar  o momento para ler um livro, mas neste caso, o melhor é ler mas deitado e com a cabeça apoiada no travesseiro. Com isso, sentirá que as pálpebras começam a ficar pesadas, por mais que seja uma história  interessante e divertida do mundo, ou seja uma obra do seu escritor preferido.  Algumas pessoas aconselham jogar algo repetitivo como Sudoku. As luzes devem sempre tênues e não permaneça mais que meia hora jogando.

Evita os aparelhos  tecnológicos

Não importa que um simples celular, a televisão, o notebook ou até o tablete. Todos esses aparelhos o que provocam é a aceleração da mente ao utilizá-los, igualmente como pensar nos problemas e fazer planos. O brilho e a luz das telas confundem o cérebro e fazer que ele acredite que já é o momento de acordar e levantar. Em suma, evite tudo o que possa estimular sua mente, desde um vídeo game a uma conversa por um chat.
insônia

Cuidado com o que bebe antes de ir a cama

Algumas pessoas sugerem que beber uma infusão relaxa, e outros dizem o mesmo com o café. O certo é que essas bebidas contêm teína e  cafeína, dois estimulantes que embora a princípio causam estímulos tranquilizantes, mas que cedo ou mais tarde fazem efeito contrário. O melhor e mais indicado é não consumi-los pela noite e principalmente  antes de dormir.

Como evitar  problemas para dormir?

Se você está passando muitas noites seguidas sem conseguir dormir, ou acordando no meio da noite e com serias dificuldades para voltar a ter sono, pode ser que esteja comentando alguns erros antes de ir a cama. Para evitar essa situação, procure:
  • Dormir em um ambiente escuro, e utilizar uma máscara de tampar os olhos.
  • Manter a temperatura do seu quarto aproximadamente entre 21ºC  (por todos os períodos do ano).
  • Verificar se o quarto não tem campos eletromagnéticos (aparelhos eletrônicos ligados)
  • Afastar da cama o despertador e o telefone celular
insônia
  • Utilizar despertadores que não emitam  sons exagerados e altos
  • Usar a cama unicamente para dormir, não utilizá-la para trabalhar ou jantar.
  • Manter os quartos separados de familiares ou animais de estimação
  • Ir a cama o mais cedo possível e acostumar o corpo  para dormir sempre no mesmo horário
  • Estabeleça e cumpra os horários de dormir
  • Cumpra uma rotina antes de dormir ( escovar os dentes, preparar a roupa para o dia seguinte e organizar o quarto)
  • Evite beber líquidos antes de dormir
  • Ir ao banheiro alguns minutos antes de dormir
  • Comer um lanche à base de proteínas ou uma fruta três horas antes de dormir
  • Evitar  alimentos que contenham doce , gordura ou cereais
  • Tomar um banho com água quente antes de dormir
  • Utilizar meias para manter a temperatura do corpo
  • Não realizar tarefas de trabalho horas antes de ir a cama
  • Não ver televisão nem utilizar o computador uma hora antes de dormir
  • Ouvir música relaxante no momento de deitar
  • Ler um livro espiritual ou de auto-ajuda na cama
  • Não beber álcool nem café

Nenhum comentário:

Postar um comentário