terça-feira, 18 de maio de 2021

Saúde promove cortejo para lembrar Dia Nacional da Luta Antimanicomial e direitos de pessoas em sofrimento mental - Contagem

 


A Secretaria Municipal de Saúde realiza de 17 a 19 de maio o “Cortejo Antimanicomial”, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18/5). O objetivo é tornar cada vez mais pública a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental e em situações de abuso de álcool e outras drogas. Em razão da pandemia e para evitar aglomerações, pelo segundo ano consecutivo, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Contagem não poderá realizar o tradicional “Carnaval de Rua” com os usuários e familiares.

O “Cortejo Antimanicomial” será realizado em algumas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nas unidades, um grupo de seis pessoas fará intervenções artísticas com música e violão, além de deixar em exposição os estandartes confeccionados pelos próprios usuários dos serviços de saúde mental da cidade. A atividade respeita todos os protocolos sanitários de combate a pandemia da Covid-19 e conta com a participação de usuários e profissionais da área.

A diretora da Saúde Mental de Contagem, Bárbara Ferreira, explica que o cortejo foi criado para não deixar passar a data neste momento pandêmico. “Sem perder a força que nos move nessa luta, faremos o “Cortejo Antimanicomial” para celebrar essa data que é tão importante para nós”.

Segundo ela, a luta antimanicomial serve para relembrar direitos adquiridos por meio da Lei 10.216, que garante a Reforma Psiquiátrica Brasileira. No mês passado, foi comemorado 20 anos desde a instituição. “É necessário defender a Rede de Atenção Psicossocial e a lógica dos serviços preconizados pelo SUS, combatendo toda e qualquer forma de discriminação e exclusão social”.

O usuário do Centro de Convivência Horizonte Aberto, Lucas Dias Gonçalves, define o dia 18 de maio, como dia de lutar contra a ideia de manicômio. “É uma luta pelo direito do tratamento com igualdade todos os dias. É lutar pelo cuidado do outro e de si. Todo cidadão tem o direito à liberdade, a conviver em sociedade e ao cuidado e tratamento humanizado”.

LUTA ANTIMANICOMIAL

Desde 1987, o dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil, em homenagem à luta dos profissionais de saúde, usuários e familiares pelo fim dos manicômios. A data tem a proposta de redefinir o modelo asilar anteriormente proposto por tratamento em liberdade às pessoas em sofrimento mental.

Segundo a Lei 10.216/2001, as equipes multiprofissionais devem ofertar tratamento de forma humanizada, seguindo a lógica territorializada, que garante direitos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Cortejo | Semana da Luta Antimanicomial - 17/05/2021

Repórter Milla Silva

Fotográfo Fábio Silva

http://noticias.contagem.mg.gov.br/?p=5581

Nenhum comentário:

Postar um comentário