terça-feira, 18 de maio de 2021

SMS DE MONTEIRO INICIA SEMANA DE LUTA ANTIMANICOMIAL COM I FÓRUM PARA OS COORDENADORES E REPRESENTANTES DE SAÚDE MENTAL

 

Do(a) Secom - PMM Publicado em 17/05/2021 às 11:08

SMS de Monteiro inicia Semana de Luta Antimanicomial com I Fórum para os Coordenadores e Representantes de Saúde Mental

O I Fórum da Semana de Luta Antimanicomial aconteceu no auditório da Escola Municipal Maria Lauricéia, onde na ocasião a coordenadora da RAPS, Kalyne Torres iniciou sua fala pontuando a Importância da Rede de Atenção Psicossocial no Município.  Já o José de Sousa Paiva, que trabalha no setor da Vigilância Epidemiológica do município esteve representando a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Sanitária do Hospital Regional Santa Filomena, Daniele Aragão, que ministrou uma capacitação para os profissionais sobre o preenchimento da ficha de Notificação de Violência Interpessoal/autoprovocada, o fórum teve a participação da Psicóloga Jamile Paulino, que abordou o tema da campanha.

De acordo com a coordenadora da RAPS, Kalyne Torres, o evento seguiu todas as normas de segurança recomendadas pela Secretaria de Saúde do município, onde o distanciamento, uso de máscara e a utilização do álcool em gel, garantiram assim a proteção para os profissionais que participaram do Fórum.  Kalyne também disse que essa é uma semana muito importante não só na luta antimanicomial, mas em procurar fazer com que a população entenda a importância de respeitar os limites e as diferenças de cada um, para que com isso possa se ter uma sociedade mais humanizada.

“Esta é uma luta de todos e nesta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Por esta razão o objetivo principal do movimento é a substituição dos hospitais psiquiátricos tradicionais, por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas, de modo a atender as diferentes formas de sofrimento mental” concluiu Kalyne

A semana da luta Antimanicomial segue sua programação até o dia 21 de maio, de acordo com o nosso calendário abaixo:

- Dia 18 de Maio, Entrevista no Programa Ponto de Debate, com a Psicóloga do CAPS I e CER II, Isolda Nunes, e a Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Kalyne Torres.

- Dia 19 de maio, realização de Drive- Thru em frente ao CAPS I, com a entrega de Kit contendo material para participar do Concurso de Desenho.

- Dia 20 de Maio, Entrevista no Programa Ponto de Debate, com a participação da Coordenadora do CAPS I Telma Sueli, a coordenadora do CAPS AD III Marileide Maracajá e a Médica Psiquiátrica, Dra. Rafaela Nóbrega.

- Dia 21 de maio o CAPS AD III encerra a Semana com atividades alusivas ao tema, o qual tem sido feito no decorrer de todo mês.

Imagens
  •  
  •  

https://www.monteiro.pb.gov.br/portal/noticias/geral/sms-de-monteiro-inicia-semana-de-luta-antimanicomial-com-i-forum-para-os-coordenadores-e-representantes-de-saude-mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário