terça-feira, 18 de maio de 2021

Saúde realiza programação especial com tema “Luta Antimanicomial” Atividades serão realizadas pelas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) durante toda a semana

Saúde realiza programação especial com tema “Luta Antimanicomial”

Atividades serão realizadas pelas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) durante toda a semana

PUBLICADO EM: 17 DE MAIO DE 2021 ÀS 17:47 | ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17 DE MAIO DE 2021 ÀS 22:19

0:00

/
0:00

Ouça aqui

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta terça-feira (18/5), a Secretaria de Saúde de Goiânia, por meio das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), realiza o Sarau (R)Existimos. O movimento combate a ideia de que deve-se isolar pessoas com problemas psiquiátricos.

Entende-se assim que o tratamento manicomial deve ser substituído por atendimentos terapêuticos através de centros comunitários, de convivência e tratamento ambulatoriais. Devido a isso, na década de 90, o Ministério da Saúde começou a substituir o tratamento em hospitais por atendimentos comunitários.

“A nossa Rede de Atenção Psicossocial em Goiânia é bastante fortalecida contamos atualmente com 12 CAPS que oferecem diversos atendimentos para crianças e adultos, Pronto Socorro Wassily Chuc, Centro de Convivência Cuca Fresca além de programas de inclusão social pelo trabalho e os serviços de acolhimento por meio da Atenção Básica de Saúde,” afirma a gerente de Saúde Mental, Kellen Cristina Fernandes.

Confira a programação do Sarau (R)Existimos:

Terça-feira (18/5)- 9h - Mesa Recuperar e reimaginar: Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Local: YOUTUBE do Museu Antropológico (AO VIVO)

Link: https://www.youtube.com/MuseuAntropol%C3%B3gicoUFG

Terça-feira (18/5) - 15h - Roda de Conversa: Trocando ideias sobre saúde mental infanto juvenil.

Local: Youtube do Sarau (R)Existimos (AO VIVO)

Link: https://www.youtube.com/channel/UCy94dS6QdIwQJsk7FJ1UfeQ

Quarta-feira (19/5) e quinta-feira (20/5) - As unidades da RAPS e coletivos de cultura popular irão compartilhar, no instagram e facebook, as produções com a #sarauexistismos2021 e as páginas do evento irão divulgar.

Sexta (21/5) -15h - Bingo da Luta Antimanicomial (com brindes produzidos por unidades da RAPS) + Atividades artísticos culturais.

Local: Plataforma Google Meet

Link: https://meet.google.com/bhq-qcuh-emw

Rafaela Anjos, da editoria da Saúde 


https://www.goiania.go.gov.br/saude-realiza-programacao-especial-com-tema-luta-antimanicomial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário