sábado, 29 de setembro de 2018

Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde


26/09/2018 18:10 
Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde
Foto: lekcej/ Thinkstock/ Getty Images
Uma nova pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que quando os alimentos são consumidos depois do jantar ou em qualquer horário fora do seu ritmo normal, o corpo fica pré-disposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia. Até o momento, a maioria dos estudos tinha sido realizados com animais ou trabalhadores noturnos. Os estudos com este grupo mostram que o alimento é processado de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais, atividade física, absorção e digestão dos alimentos. Já o novo levantamento, realizado com humanos, revela que comer tarde da noite pode não só elevar o ganho de peso, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o risco de doença crônica. “As pessoas tendem a escolher os alimentos mais palatáveis, como doces e salgados calóricos quando elas estão cansadas ou passaram o dia com algum tipo de restrição alimentar”, diz Kelly Allison, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Para não atacar a geladeira e comprometer a sua dieta, os especialistas sugerem quatro truques:
1. “Não restrinja o que você come durante o dia, de forma tão severa. Assim, você não terá que controlar-se tanto à noite e também não vai ficar preocupado com sensação de fome e possível ataque. A maioria das pessoas que está de dieta diz que o momento mais difícil do dia é pós-jantar”, diz Traci Mann, professora de psicologia na Universidade de Minnesota.
2. “Não tenha junk food e guloseimas tentadoras em casa. Se eles não estão no armário, na geladeira ou freezer, você não terá vontade de comer”, afirma Traci.
3. “Quando o assunto é um prato cheio de calorias, a hora do almoço é melhor do que o jantar. E pare de comer três horas antes de dormir”, explica Steven Shea, diretor do Instituto de Ciências e saúde, da Oregon Health & Science University.
4. “Se sentir fome depois do jantar, aposte apenas em lanches pequenos com, no máximo,  200 calorias, diz o nutricionista Joy Dubost, de Washington. (Boa Forma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário