Foto rede social
Rio Gorutuba nas imediações do distrito de Barreiro da Raiz, em Janaúba, no domingo, 1º de dezembro de 2019.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A represa formada no rio Gorutuba apresentou nova recuperação em seu volume de água nas últimas horas em função da intensa chuva que tem ocorrido na nascente e no afluente do principal rio que forma a barragem do Bico da Pedra, perto da cidade de Janaúba.
Conforme monitoramento feito pelo Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, houve aumento de 12 centímetros no nível de água na represa numa comparação ao dia anterior que também teria registrada elevação na quantidade de água.
Desde o fim de semana a barragem gorutubana tem o seu volume alterado para mais apresentando, assim, a recuperação, já que vinha tendo uma redução diária em dois centímetros, em média. Com o incremento de 12 centímetros nesta manhã, o nível de água na represa do Bico da Pedra acumula a cheia ou recuperação de 30 centímetros nestes três primeiros dias de dezembro.
Numa comparação ao dia 3 de dezembro de 2018, hoje o volume se encontra com 2,34 metros de água a menos e o nível está 19,66 metros abaixo da capacidade de armazenamento de água a ponto de transbordamento.
CHUVA
Nestes três primeiros dias de dezembro já choveu o correspondente a 9 milímetros nas cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, onde choveu 66 milímetros entre os dias 1º e 3 de dezembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário