4ª Edição Competições Senac de Educação Profissional - Etapa Estadual
Seletiva vai definir quais competidores mineiros vão representar Minas Gerais na Etapa Nacional
De 22 a 25 de novembro, Belo Horizonte será palco da etapa estadual da maior competição de educação profissional do país no segmento do comércio de bens, serviços e turismo. É a quarta edição das Competições Senac de Educação Profissional, iniciativa que valoriza o aprendizado por meio do intercâmbio entre escola e mercado de trabalho.
O Centro de Educação Profissional do Senac (Rua dos Tupinambás, 1038 – Centro) sediará o evento que volta a ser 100% presencial, com toda a emoção dos participantes, a interação e a troca de experiências. Nesta etapa, 38 alunos, de 21 unidades do Senac em Minas, estarão em Belo Horizonte para participar da seletiva estadual. Eles terão a oportunidade de demonstrar as suas competências técnicas, postura profissional e habilidades, nas ocupações: Cabeleireiro, Técnico em Enfermagem (Cuidados de Saúde e Apoio Social), Cozinheiro e Garçom (Serviço de Restaurante).
Ao final, os primeiros colocados sobem ao pódio e o 1º e 2º lugar, de cada ocupação, seguem na disputa para representar Minas Gerais na Etapa Nacional, que será realizada em 2023. E os vencedores da etapa nacional vão representar o Brasil na WorldSkills, a principal competição mundial de educação profissional, que terá sua próxima edição em Lyon, na França, de 10 a 15 de setembro de 2024.
Tarsila Gomide, Coordenadora Administrativo-Educacional do Senac, afirma que o projeto Competições Senac é uma importante iniciativa que impulsiona o ciclo de atualização dos processos de ensino-aprendizagem. “Estamos com grande expectativa. O Senac vem construindo, desde 2008, uma importante experiência na promoção de competições de educação profissional. Nosso histórico de resultados comprova um crescente aperfeiçoamento neste processo e atesta o aprimoramento do nosso trabalho pedagógico. Destaco também o quanto este processo tem contribuído na vida profissional e pessoal dos alunos /competidores e quanto os qualifica para atuar no mercado, em qualquer parte do mundo”.
De acordo com a gestora, “na organização e preparação para as competições, o Senac tem oportunidade de realizar um diagnóstico de sua atuação para propor melhorias e elevar a qualidade da educação profissional oferecida. Seus objetivos estão diretamente relacionados aos aperfeiçoamentos que são necessários, sejam no conteúdo dos cursos, capacitação dos docentes, melhorias na infraestrutura, dentre outros aspectos que este projeto nos possibilita detectar”, evidencia.
4ª Competições Senac de Educação Profissional - Etapa Estadual - Programação
22/11/2022 – Terça-feira
9h00 - Abertura oficial
9h30 às 12 horas - Início das atividades: Reunião técnica em cada ocupação / Familiarização dos competidores
13 às 17h30 - Provas conforme Time table de cada Ocupação
17h30 - Final das atividades do dia
23/11/2022 – Quarta-feira
8h30 às 12 horas - Provas conforme Time table de cada Ocupação
13 às 17h30 - Provas conforme Time table de cada Ocupação
17h30 - Final das atividades do dia
24/11/2022 – Quinta-feira
8h30 às 13 horas - Provas conforme Time table de cada Ocupação
13 às 14 horas - Fechamento das notas de todas as ocupações
14 horas - Final das atividades do dia
25/11/2022 – Sexta-Feira
8h30 às 9h30 - Cerimônia de encerramento e premiação
9h30 às 10h30 - Brunch de despedida
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário