segunda-feira, 14 de novembro de 2022

SANTA CASA OLHOS REALIZA 3º MUTIRÃO DE RETINOPATIA DIABÉTICA

 

SANTA CASA OLHOS REALIZA 3º MUTIRÃO DE RETINOPATIA DIABÉTICA

Por Ana Paula Paixão

MUTIRAO SC OLHOS 2022.jpgMUTIRAO SC OLHOS 1.jpg
Texto: Ana Paula Paixão / Fotos Manu Alves


No último sábado (12) a Santa Casa Olhos, clínica oftalmológica da Santa Casa Montes Claros, realizou a 3ª edição da campanha "Saber Olhar". A ação teve como objetivo oferecer atendimento gratuito para o público participante, além de chamar a atenção para a retinopatia diabética. De acordo com o oftalmologista Frederico Gustavo Telles e Souza, a retinopatia diabética é consequência da diabetes. “Estima-se que atinge 5 milhões dos diabéticos no Brasil. Ao contrário do que se imagina, não é uma doença ligada à idade. Adolescentes e jovens adultos também podem desenvolver retinopatia diabética, caso não tenham um bom controle de seu diabetes”, explica.

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento desta enfermidade, que afeta a estrutura transparente e sensível à luz, localizada na parte posterior do olho, está relacionada principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, doença que atinge mais de 16 milhões de brasileiros  adultos (8,1% da população) e mata 72 mil por ano, segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde  (OMS), divulgado em abril de 2022. “Para tanto, a Santa Casa Olhos fez o mutirão, no qual foram realizados exames diagnósticos gratuitos para pacientes portadores de diabetes”, complementa o médico.

O superintendente do hospital, Maurício Sérgio, ressalta a importância de campanhas preventivas. “A Santa Casa Montes Claros, que é uma instituição filantrópica, tem o compromisso de zelar pela prevenção de doenças. A Santa Casa Olhos, que é referência na região em oftalmologia, desenvolve um trabalho de suma importância para a sociedade como um todo na realização dos mutirões”, diz. Ao todo, 106 (cento e seis pacientes foram atendidos gratuitamente. Desse total, 26 (vinte e seis) foram diagnosticados com retinopatia diabética.

ANA PAULA PAIXÃO

Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Tel.: 38 3229.2205 98834.1267

Nenhum comentário:

Postar um comentário