sábado, 10 de janeiro de 2015

Tailândia inicia julgamento de ex-primeira-ministra por corrupção


corrupção, tailândia, yingluck shinawatra
Foto de arquivo

Um tribunal tailandês começou nesta sexta-feira (9) as audiências sobre o caso de corrupção envolvendo a ex-primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawatra. As acusações estão relacionadas com a gestão de um programa de subsídios ao arroz, que supostamente custou aos cofres públicos perdas estimadas em cerca de R$ 39 milhões.

O preço fixado do produto, muito superior ao do mercado, acabou por fazer cair as exportações, enquanto os armazéns governamentais ficaram cheios de arroz adquirido a preços controlados. A ex-chefe do governo declarou-se inocente e assinalou que as políticas da sua administração pretendiam melhorar o "nível de vida dos agricultores".
Yingluck foi afastada do cargo por abuso de poder em maio do ano passado e, dias depois, seu governo foi deposto por um golpe militar que pôs fim a meses de protestos populares.
Se for declarada culpada no esquema de corrupção do arroz, ela pode ser impedida de participar da vida política pelos próximos cinco anos. Espera-se que os juízes cheguem a um veredito no final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário