quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Montes Claros – Rede ferroviária que passa por Montes Claros será utilizada para a implantação do VLT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu, na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, reunião com a presença   de representantes da sociedade civil, de instituições públicas e privadas, da chefe de gabinete Raquel Muniz e do secretário de Meio Ambiente, Edvaldo Marques Araújo, estes dois últimos representando a Prefeitura de Montes Claros.   
A reunião foi conduzida pelo Leonardo Cavalcante, representante da ouvidoria da ANTT. Fernando Formiga, gerente de regulação de rede ferroviária da ANTT, explicou que alguns trechos da linha férrea que hoje se encontra sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica estão obsoletos. Disse ainda que até o ano de 2018 toda a rede será devolvida para o governo federal. “O objetivo das reuniões participativas é trocar informações e ouvir sugestões dos interessados em receber as concessões devolvidas”. 
Para a administração municipal de Montes Claros o principal interesse é a viabilização o mais breve possível do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que funcionaria utilizando a linha férrea já instalada na cidade. O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Edvaldo Marques Araújo, disse que o município já possui o projeto para a implementação do VLT, a baixo custo em relação ao mesmo tipo de transporte implantado em outros municípios. “Tanto geograficamente como em termos de aproveitamento de grande parte da linha sem desapropriações, a cidade é favorecida”. 
O secretário citou ao público presente e à mesa diretora que a cidade hoje tem cerca de 400 mil habitantes, sendo que, como é polo regional, a população circulante chega a dois milhões de pessoas diariamente. O VLT será um grande e moderno investimento para Montes Claros. “Trabalhamos com a perspectiva de que a cidade chegará a um milhão de habitantes em 10 anos. Por isto, intervenções efetivas nos meios de transporte e na urbanização são de suma importância para a cidade”. 
A chefe de gabinete Raquel Muniz disse que vê com muita satisfação a iniciativa da ANTT, que está devolvendo ao norte de Minas o “trem do sertão”. Também destacou que o VLT será um grande avanço para a população de Montes Claros. “Teremos melhorias no trânsito e facilidade e velocidade na mobilidade coletiva urbana, entre outras vantagens na utilização deste tipo de transporte moderno e eficaz”, afirmou. 
Por André Senna e Fábio Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário