terça-feira, 28 de junho de 2016

Polícia de SP matou 191 menores nos últimos 6 anos, diz Ouvidoria

28/06/2016 14:11 
As polícias Civil e Militar de São Paulo mataram 191 menores, de 11 a 16 anos, desde 2010, de acordo com um levantamento divulgado pela Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo. A estatística aponta, portanto, que ao menos dois jovens teriam sido mortos por mês pelas forças de segurança do estado neste período.Os dados contemplam apenas os casos acompanhados pela Ouvidoria. Ou seja, apenas as mortes que chegaram ao conhecimento do órgão por meio de denúncias ou através de matérias publicadas pela imprensa. Os registros envolvem casos de todos os tipos, como supostos confrontos e execuções, tenham eles envolvimento de policiais em serviço ou de folga.Das 191 mortes contabilizadas pela Ouvidoria, dez foram de crianças ou adolescentes menores de 14 anos. Entre elas está o menino de 10 anos morto pela Polícia Militar durante uma perseguição na Vila Andrade, Zona Sul da capital paulista, no começo de junho. Já o caso do garoto de 11 anos morto no último final de semana pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) não faz parte da contagem, pois ela só abrange os casos com envolvimento das polícias.Ainda segundo o levantamento da Ouvidoria, 47 das vítimas eram menores de 15 anos e outras 134, menores de 16 anos. O número de mortos menores de 17 anos não foi apurado - o que não quer dizer que não existam casos.
Menino de 11 anos morto
Um menino de 11 anos foi morto por um guarda civil metropolitano de São Paulo no último sábado (25) durante um suposto confronto em Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital. Segundo os agentes, motociclistas contaram terem sido roubados por dois homens que estavam num carro prata.Os guardas identificaram o carro e começaram a persegui-lo, quando, segundo eles, os ocupantes atiraram. No revide, um tiro atingiu a nuca do garoto, que estava no banco de trás. O veículo foi abandonado e os criminosos fugiram a pé, segundo os agentes.O menino foi deixado no carro. Ele ainda chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Adolescente de 15 anos morto
Outro caso de morte decorrente de intervenção envolvendo agente de segurança havia ocorrido na mesma região na sexta-feira (24) passada. Um adolescente de 15 anos foi morto num suposto confronto com policiais militares na Zona Leste. Ele era suspeito de ter roubado um carro, que abandonou durante a perseguição.Segundo os policiais, o jovem entrou numa mata e disparou. No revide, três tiros o acertaram no peito e na boca. Um dos disparos teria partido de um fuzil. O adolescente foi levado a um hospital onde morreu.
Garoto de 10 anos morto
No dia 2 de junho, um garoto de 10 anos foi morto com um tiro na cabeça também durante suposto confronto com policiais militares numa perseguição. O menor havia furtado um carro com um colega, de 11 anos, na Zona Sul de São Paulo.O menino sobrevivente deu versões diferentes para o caso. Antes havia confirmado a versão dos policiais de que o amigo atirou contra os agentes, que revidaram. Depois falou que a arma foi "plantada" e que o colega foi executado.Por questões de segurança, o menino de 11 anos entrou no programa de proteção à Criança e Adolescente Ameaçados.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário