domingo, 13 de maio de 2018

Prefeitura de Patrocínio - Governo Municipal promove ações relativas ao mês da Luta Antimanicomial


O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde irá promover nesse mês de maio uma série de atividades relativas à luta antimanicomial, comemorada no próximo dia 18, data que marca a Reforma Psiquiátrica no Brasil. As ações serão realizadas nos CAPS (II e AD III) e locais públicos. A programação,  conta com homenagem às mães, bazares beneficentes,blitz Informativa  e Stand de exposição, e apresentação de um filme.
O movimento Nacional da Luta Antimanicomial, foi iniciado no ano de 1987 quando o modelo de assistência em saúde mental era sinônimo de internações. O paciente era privado de seus direitos, cidadania e principalmente dignidade. A partir daí, foi lançado o lema “Por uma sociedade sem manicômios”.
O principal objetivo deste ato é a extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos no Brasil e sua substituição por uma rede de atenção em saúde mental que não seja carcerária e sim humanizada.
Este Movimento é mais que uma luta pela liberdade, é sobretudo uma luta para erradicar o preconceito e a desinformação em relação a loucura em nossa sociedade.
O dia 18 de maio é dia de reafirmar nosso compromisso com a causa Antimanicomial e de dizer, mais uma vez, que não queremos mais hospícios em nosso País. O portador de sofrimento mental, precisa ter o seu espaço em nossa sociedade. A aceitação das diferenças faz parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo melhor.
Confira a programação:
11/05/2018 (Sexta-Feira) CAPS AD III - Dia das Mães – Café da manhã Especial para os pacientes e mães dos pacientes, atividades internas voltadas para as mães. Almoço Especial.
12.05.2018 (sábado) - 9h00 às 14h00 - Bazar Beneficente na unidade CAPS AD III e após o bazar lanche especial para os participantes.
18.05.2018 (sexta-feira) - 9h00 às 11h00 - Blitz Informativa + Stand de exposição (este evento será realizado pelo CAPS II e CAPS AD III, terá uma tenda para cada serviço expor os materiais confeccionados em oficinas terapêuticas (demonstração de artesanatos), porém não serão vendidos). Música ao vivo (violão – Isa).
*A blitz ocorrerá no cruzamento das avenidas Rui Barbosa e Faria Pereira.
18.05.2018 - 13h00 às 17h00: CineCAPS com apresentação do filme "Nise - No coração da loucura" no Anfiteatro do CEU das Artes + Comemoração dos aniversariantes do mês (CAPS II).
24.05.2018 (quinta-feira) - 8h00 às 15h00 - Bazar CAPS II
Prefeitura Municipal de Patrocínio
http://www.patrocinio.mg.gov.br/pm/index.php/noticias/1230-governo-municipal-promove-acoes-relativas-ao-mes-da-luta-antimanicomial

Nenhum comentário:

Postar um comentário