sexta-feira, 14 de abril de 2023

Alunos da faculdade Faseh participam de Missão médica na Amazônia Comunidades ribeirinhas foram atendidas por professores e alunos durante 10 dias

 

Alunos da faculdade Faseh participam de Missão médica na Amazônia

Comunidades ribeirinhas foram atendidas por professores e alunos durante 10 dias

Estudantes e professores da Faseh prestaram atendimentos ginecológicos, pediátricos e saúde da família a pacientes que aguardavam consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) nas cidades paraenses. Durante dez dias, os alunos também levaram orientações aos moradores sobre ações básicas de prevenção e promoção da saúde. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária que faz parte do currículo da Inspirali - vertical de Medicina da Ânima Educação.

Durante a missão, foram atendidas cerca de 2 mil pessoas das cidades de Belterra e Aveiro, no Pará. Antes de iniciarem os atendimentos in loco, os estudantes e professores passaram por momentos de formação na Universidade Federal do Oeste de Pará (UFOPA).

Segundo o professor do curso de Medicina da Faseh, Alexon Melgaço Racilan, a Missão Amazônia é um projeto para a humanidade. “Como profissional da saúde pude vivenciar problemas das comunidades ribeirinhas do rio Tapajós, e o pouco que conseguimos fazer, já significou muito para eles. Levamos escuta, olhar atento, educação em saúde, medicamentos e oportunidade de diagnósticos e tratamentos que foram neglicenciados por anos”, declara.

Aprendizado

Os estudantes foram atores importantes nessa Missão, em ações voluntárias, foi possível proporcionar o máximo possível de troca de experiências e aprendizado.

Aluna do curso de Medicina, Aline Oliveira, participou junto a outros alunos da Missão. Segundo ela, a escuta do paciente é de extrema importância para um diagnóstico mais assertivo. “A Missão Amazônia me mostrou que é muito importante escutar o paciente, nem sempre precisamos dos melhores centros com todos os recursos para realizar um bom atendimento.  No Pará tive a oportunidade de dar o primeiro atendimento da vida de uma criança que já tinha 2 anos, tive que aprender a iniciar uma introdução alimentar em uma cultura diferente da minha, aprendi a conciliar as crenças populares e a natureza com a medicina”, aponta.

Essa iniciativa possibilita aos estudantes uma oportunidade valiosa de colocar em prática tudo que aprendem em sala de aula, sempre sob a supervisão de professores e preceptores qualificados. “Vi o brilho nos olhos dos alunos: ora pelas lágrimas da emoção, ora pelo brilho das noites estreladas na floresta e ora pela evolução no conhecimento que pode transformar a vida dos pacientes. Experimentamos de perto que melhorar as pessoas, aliviar as dores e dar esperança aos ribeirinhos é uma pequena contribuição para auxiliar na evolução do mundo”, afirma Alexon.

Agora em casa os alunos participarão de várias atividades para transmitir aos colegas os aprendizados resultantes do projeto. Voltei a Minas, mas a Missão Amazônia não acabou, seus ensinamentos estão perpetuados em mim e espero ensiná-los. Com certeza, a Aline que embarcou dia 07/03/23 não foi a mesma que voltou, devido a essa missão tenho a constante lembrança que a medicina deve ser sempre humanizada e acessível”, declara a universitária.

Sobre a Faseh

A Faseh- Faculdade da Saúde e Ecologia Humana-integrou o Ecossistema Ânima Educação em 2021. Localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a faculdade é voltada para a internacionalização com parcerias com instituições de ensino e pesquisa de fora do Brasil. A Faseh tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, sendo que apenas 23 instituições de ensino superior, dentre as mais de 300 em atividade no País, têm a pontuação máxima. A Faseh tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético.  www.faseh.edu.br.

Sobre a Inspirali

 

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

 

Guilherme Silva

Relacionamento com a Imprensa

 

(31) 7145 - 4787

(31) 2555-5050 

 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário