segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Resenha do site: Não Pare Na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho

Um filme sobre Paulo Coelho irá contar sua jornada para escrever O Diário de um Mago, não é? Ou então suas idas e vindas lisérgicas ao lado de Raul Seixas, isso? Ou a descoberta da espiritualidade no Caminho de Santiago, certo?  Errado. Bom, e certo também. Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho, primeiro filme não-documental do diretor Daniel Augusto, é um filme que passa por todas as fases do autor brasileiro mais vendido no mundo.
Único autor vivo mais traduzido de William Shakespeare, Paulo Coelho de Souza começou sua jornada como um adolescente comum com problemas com o pai. A primeira cena do filme mostra sua tentativa de suicídio e consequente internação para um tratamento em um hospital psiquiátrico. Daí pra frente a história vai e vem no tempo, intercalando sua juventude de buscas, vida adulta de música e primeiros livros e o momento atual de sua vida já famoso e estabelecido como escritor.
Goste você ou não das obras de Paulo Coelho, isso deixa de ser relevante. Não Pare na Pista é, acima de tudo, uma história de jornada e busca por si mesmo. Entre internações e tratamentos com eletrochoque e amores e drogas, o autor se encontra na música ao lado do parceiro Raul Seixas e depois na literatura. O roteiro de Carolina Kotscho, a mesma responsável pelo excelente Dois Filhos de Francisco nos mostra uma história de encontro, uma jornada não de muitas batalhas, mas de muitas facetas.
Diferentemente dos muitos filmes brasileiros que esmiuçam o tema, como o frustrante A Novela das 8, Não Pare na Pista não exagera a mão ao mostrar o autor enfrentando a ditadura. Muito pelo contrário, como muitos dos acontecimentos do filme, a prisão de Coelho é pincelada em minutos e outro assunto toma rapidamente a tela. Os acontecimentos de sua vida vão passando aos poucos e rapidamente, quase com uma pressa de quem quer contar muita coisa mas tem pouco tempo pra tudo.
Boa parte da qualidade do filme está, além de em seu texto e sua direção seguros, nas interpretações naturais dos irmãos Ravel e Julio Andrade, que vivem o autor nas fases jovem e adulta, respectivamente. Ambos demonstram com eficiência e sem o habitual exagero do cinema nacional as frustrações e exarcebações de Paulo Coelho até que se encontre na primeira jornada pelo Caminho de Santiago e a descoberta da ordem a que passará a pertencer. Sem exagero também é a produção: sem pesar na mão no drama nem nas lições de moral, o diretor Daniel Augusto acaba por entregar um filme enxuto e eficiente. A produção conta ainda com efeitos especiais supervisionados por Stephen Murphy (o mesmo de Harry Potter e Hellboy II) que garantem uma transição eficiente entre as diferentes fases e elenco com nomes como Paz Vega e Fabiula Nascimento.
Não é preciso conhecer a história de Coelho, nem ter lido suas obras. Não é preciso saber as músicas de Raul Seixas. A produção em parceria entre Brasil e Espanha se sai muito bem ao contar a história desta que é uma das maiores e poucas personalidades dignas de uma cinebiografia no Brasil. Amado por muitos e odiado por tantos outros, o mais relevante é que Paulo Coelho se estabeleceu no painel da literatura mundial como um dos mais importantes autores brasileiros. Culminando na festa de aniversário de 25 anos de lançamento de O Diário de um Mago, Não Pare na Pista documenta afinal o sucesso do autor e é sim a melhor história de Paulo Coelho. É a sua história. E muito bem contada, diga-se de passagem.
*VERSÃO EM ESPANHOL*
04-de-abril-Não-Pare-na-Pista
Traduzido por Luciane Bodaczny
Una película sobre Paulo Coelho irá narrar su viaje para escribir el Diario de un Mago, ¿correcto? O quizás sus idas y venidas lisérgicas al lado de Raul Seixas, ¿verdad? O la descubierta de la espiritualidad en el Camino de Santiago, ¿cierto? ¡Error! Bueno, y cierto tb. Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho (No pare en la pista – La Mejor Historia de Paulo Coelho), primera película no-documental del director Danile Augusto, es un film que pasa por todas las fases del autor más vendido en todo el mundo. El único autor vivo más traducido que William Shakespeare, Paulo Coelho de Souza empezó su jornada como un jóven con problemas con el padre. La primera escena de la peli enseña su intento de suicídio y consecüente internación para tratamiento en un hospital psiquiátrico. Único autor vivo mais traduzido de William Shakespeare, Paulo Coelho de Souza começou sua jornada como um adolescente comum com problemas com o pai. A primeira cena do filme mostra sua tentativa de suicídio e consequente internação para um tratamento em um hospital psiquiátrico. Daí pra frente a história vai e vem no tempo, intercalando sua juventude de buscas, vida adulta de música e primeiros livros e o momento atual de sua vida já famoso e estabelecido como escritor.
Te guste o no de las obras de Paulo Coelho, eso no importa. Não Pare na Pista es, por encima de todo, una historia de jornada y búsqueda por si mismo. Entre internaciones y tratamientos con electrochocks y amores y drogas, el autor se encuentra en la música al lado del compañero Raul Seixas y después en la literatura. El guión de Carolina Kotscho, la responsable del excelente “Dois Filhos de Francisco” nos enseña una historia de encuentros, una jornada de no muchas batallas pero de muchas facetas.
Distinta de otras pelis brasileñas que explotan el tema, como el frustrante “A Novela das 8″, Não Pare na Pista no exagera al enseñar el autor enfrentando la dictadura. Al revés, como muchos acontecimientos de la peli, el encarcelamiento de Paulo Coelho es enseñada en minutos y otro asunto ya invade rapidamente el telón. Los acontecimientos de su vida pasan poco a poco y muy rápido, casi con prisas de quién quiere contar mucha cosa pero tiene poco tiempo para todo.
Buena parte de la calidad del film está, además del texto y dirección seguros, en las interpretaciones naturales de los hermanos Ravel y Julio Andrade, quiénes viven el autor en las fases joven y adulta, respectivamente. Ambos demuestran con eficiéncia y sin el habitual exagero del cine nacional las frustraciones y exarcebaciones de Paulo Coelho hasta que se encuentra en su primera jornada por el Camino de Santiago y el descubrimiento de la orden a la que pasará a pertenecer. Sin exageros también es la producción: sin pasarse en el drama o las lecciones de moral, el director Daniel Augusto nos entrega una peli concisa y eficiente. La producción cuenta con efectos especiales supervisionados por Stephen Murphy (el encargado de Harry Potter y Hellboy II) lo que garantiza una transición eficiente entre las distintas fases y actores de la talla de Paz Vega e Fabiula Nascimento.
No hace falta conocer la historia de Coelho ni haber leído sus obras. No es necesário saber las músicas de Raul Seixas. La producción en parcería con Brasil y España se sale al contar muy bien la historia de uno y de los pocos personajes dignos de una “biopic” en Brasil.
Querido por muchos y rechazado por otros tantos, lo más revelante es que Paulo Coelho se ha establecido en el panel de la literatura mundial como uno de los más importantes autores brasileños. Culminado en la fiesta de aniversário de lanzamiento del Diario de un Mago, Não Pare na Pista documenta al final el éxito del autor y sí es la mejor historia de Paulo Coelho. Es su historia. Y muy bien contada que digamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário