segunda-feira, 18 de agosto de 2014

11 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

 

11 alimentos que ajudam a combater a ansiedade   
Vivemos situações todos os dias que causam estresse e provocam ansiedade, inclusive podem chegar a se converter em problemas bastante graves, é por isso que queremos falar um pouco sobre como combater a ansiedade e o estresse, para que você tenha uma vida mais saudável e tranquila.
Um dos principais sintomas da ansiedade é a fome, causada pela desordem alimentícia e por uma dieta diária pobre em vitaminas e nutrientes, ficar sem comer por horas faz com que a glicemia abaixe, o que faz com que a vontade de comer doces ou lanchinhos desperte. Desta maneira, a comida se torna também em um dos fatores mais importante na hora de combater a ansiedade. A seguir mostraremos alguns alimentos que te ajudarão a se sentir melhor e permitirão controlar tanto a ansiedade como o estresse.

Peixe

O peixe é ideal para manter a pressão estável, possui Ômega 3 que se encarrega de reduzir doenças cardiovasculares e regular o açúcar no sangue. É importante consumir peixe pelo menos uma vez na semana, já que é uma fonte de magnésio que estimula o relaxamento e reduz o estresse e a ansiedade.

Lácteos

Os lácteos contêm triptofano, um aminoácido destacado pela sua capacidade de causar bom humor e uma sensação de relaxamento. Outros alimentos como o amendoim e a banana também contêm este aminoácido.

Amêndoas

Amendoas
Assim como os peixes, as amêndoas possuem um alto conteúdo de magnésio, além de outras proteínas e vitaminas que ajudam no bom funcionamento do organismo. Quando você se sentir nervoso coma um pouco de amêndoas, também quando sentir muita fome. Além disso, lembre-se que está reduzindo o volume de sua alimentação, posto que as amêndoas geram grande saciedade.

Banana

A banana é a principal fruta com potássio, o que ajuda a garantir o fortalecimento do sistema nervoso, controlando os transtornos de ansiedade e estresse.

Algas

As algas possuem altos níveis de magnésio e triptofano, o que causa uma sensação de tranquilidade e harmonia.

Chocolate

Chocolate-500x325
Tente consumir chocolate amargo (sem açúcar), ele é excelente para acalmar a ansiedade, reduz o cortisol, um hormônio que produz o estresse.

Aveia

A aveia é recomendada para a redução da ansiedade, pois promove a produção de hormônios que trabalham como antidepressivos no corpo, além de ter altos níveis de vitaminas do complexo B, magnésio e fibras.
Dica: ferva três colheradas de aveia em ¼ de litro de água, tome uma xícara ao acordar, antes de cada refeição e antes de ir dormir.

Folhas de laranja

As folhas de laranja funcionam como sedativos e soníferos. Prepare uma infusão todas as noites antes de ir dormir, pois ajudará a ter bons hábitos de sono, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse.

Frutos secos

frutos-secos-The-Travelling-Bum
Os frutos secos são utilizados nestes casos porque trazem vitamina B, que participa na formação de serotonina, a qual desempenha um papel muito importante como neurotransmissor, especialmente prevenindo a ira, controla a temperatura corporal e mantém o apetite estável.

Pêssego

O pêssego possui fibras, vitaminas e minerais que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse. Cada vez que você estiver ansioso coma alguns pêssegos, podem ser dois ou três para causar um efeito de saciedade, se você tiver desejo de comer um doce, não tenha dúvida, compre alguns pêssegos.

Conselhos para sua vida diária


  • Evite ao máximo o café em excesso: melhor tomar infusões de frutas ou ervas ou águas aromáticas.
  • Tome bastante água: essencial para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo.
  • Estabeleça um horário para as refeições: a hora do café da manhã, do almoço e do jantar, tente seguir esse mesmo horário todos os dias.
  • Mantenha algum tipo de atividade física: o exercício traz benefícios para o corpo e para a mente.
  • Consuma muitas frutas e vegetais.
  • Não consuma álcool nem fume: estes maus hábitos somente causam problemas no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário