segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como descansar melhor ao dormir?


Como descansar melhor ao dormir?
São muitas as ocasiões em que acordamos sentindo que não descansamos absolutamente nada, apesar de termos deitado muito cansados e com a certeza de poder recuperar as forças perdidas durante um dia inteiro de trabalho, e então nos sentimos muito frustrados com o fato de que o cansaço continua ali, intacto pela manhã.

O pior que pode acontecer é que essa situação de não conseguir um verdadeiro descanso enquanto dormimos se torne muito repetitiva, se convertendo em um verdadeiro e delicado problema de saúde.
Não é nada agradável que esses episódios nos deixem irritados e mau humorados com qualquer pessoa e que a causa seja simplesmente uma noite mal dormida.
Como ninguém tem culpa com respeito a isso, a melhor solução é procurarmos melhorar essa situação desagradável, por isso é muito importante prestarmos bastante atenção nas seguintes dicas, que nos permitirão conseguir o descanso perfeito.

Dicas para descansar melhor durante o sono

Dormir
  • A primeira coisa que devemos fazer é respeitar os horários de sono, ou seja, ter sempre uma hora fixa para dormir todos os dias e, além disso, fazer todo o possível pra dormir pelo menos sete a oito horas por noite. Dessa forma, nosso corpo se acostumará e será muito mais simples conciliar o sono e conseguir o descanso esperado e necessário para recuperar a vitalidade e começar um novo dia, cheios de energia.
  • Outra boa dica para conciliar o sono mais rápido, e para que esse seja profundo e reparador, é tomar uma ducha de água quente meia hora antes de deitar. A água quente ajuda a relaxar os músculos e faz com que todas as tensões que se acumularam durante um dia estressante de trabalho diminuam, proporcionando uma ótima sensação de tranquilidade.
  • Um remédio caseiro que muitas vezes funciona é tomar um copo de leite quente com uma colher sopa de mel. É realmente efetivo, mas quem tem intolerância à lactose obviamente deve manter distância dessa técnica, já que seria muito pior, causando inflamações e sensação de estômago pesado, o que impossibilitaria uma boa noite de sono. Neste caso, prefira as infusões como a de camomila ou de maracujá.
  • Pessoas com problemas para dormir devem evitar o consumo de cafeína, isso quer dizer que também precisam tomar cuidado com os tipos de chás que tomam, por exemplo. E não é necessário suspender o consumo desse tipo de bebida, aqueles que são amantes delas (chás, café, etc.) podem tomá-las pela manhã, mas nunca antes de dormir, já que a cafeína é estimulante e não permite que tenhamos o descanso adequado. O mesmo caso é aplicável às bebidas alcoólicas.
  • Outra coisa que pode interferir em um bom descanso são as refeições muito fartas pouco antes de dormir. Assim, o mais aconselhável é comer algo leve, preferencialmente uma salada, e deixar que se passem pelo menos duas horas para então se deitar. Desse modo, conseguiremos descansar muito melhor.
  • O seguinte passo para conseguir o descanso perfeito é contar com um bom colchão, que deve ser exatamente intermediário, ou seja, nem muito mole e nem muito duro; essas mesmas características devem prevalecer para os travesseiros, assim o corpo encontrará o equilíbrio perfeito e não sentirá nenhum incômodo, o que nos ajudará a conciliar o sono durante o tempo adequado e necessário para termos um descanso reparador.
  • O quarto também é um detalhe importante, esse deve estar a uma temperatura agradável (normal), ou seja, nem frio e nem quente, não deve deixar que entre muita luz e deve isolar os barulhos do restante da casa, já que tudo isso interfere muito no descanso adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário