segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ervas eficazes para proteger o fígado


Ervas eficazes para proteger o fígado
O fígado é extremamente importante para o bom funcionamento de nosso corpo, afinal, desempenha um papel importante no processo de digestão. Se não cuidamos dele, nos transformamos em vítimas potenciais de transtornos e problemas digestivos, os quais obviamente atentarão contra nossa saúde.
Hoje, falaremos sobre ervas que podem nos ajudar a proteger nosso fígado, ajudando-o a realizar seu trabalho em ótimas condições e que, da mesma maneira, podem nos dar uma mão na hora de prevenir e aliviar quaisquer incômodos que surjam.
Mas, antes, não custa nada mencionar que, certos hábitos podem prejudicar esse órgão tão importante e causar problemas mais sérios de saúde.

Alguns dos hábitos mais prejudiciais para o fígado são:

  • Consumo excessivo de álcool;
  • Ingesta de medicamentos de forma indiscriminada;
  • Consumo de alimentos com alto teor de gordura;
  • Alimentos ricos em colesterol;
  • Ingesta de grande quantidade de refrigerantes, doces e sobremesas;
  • Cigarro;
  • Açúcares refinados, dentre outros.
Os hábitos que mencionamos acabam por obrigar o fígado a trabalhar com muito mais esforço, o que lentamente gerará uma deterioração muitas vezes irreversível. Pessoas que já sofrem de problemas hepáticos e continuam com tais hábitos nocivos, passam por uma situação onde o corpo não consegue se desfazer das toxinas, piorando ainda mais seu quadro de saúde.
Os transtornos do fígado não devem ser ignorados, afinal, como já mencionado, esse órgão desempenha funções muito significativas. Assim, aqueles que suspeitam ou apresenta sintomas relacionados a alterações do órgão devem procurar um especialista com urgência.
Considere que as ervas que mencionaremos nesse artigo são benéficas para aliviar incômodos esporádicos e não tão graves e problemas já severos, os quais deverão ser tratados com médicos especializados. Elas serão úteis para ajudar a melhorar o funcionamento do fígado otimizando suas capacidades normais.

As ervas indicas para aliviar e proteger nosso fígado são:

  • Boldo;
  • Menta (ou hortelã que pertence a família Mentha);
  • Cardo mariano;
  • Poejo (também pertence a família Mentha);
Todas essas plantas são digestivas, ou seja, facilitam o processo de digestão, evitando incômodos causados pela alteração desse processo, seja por digestões lentas ou pela ingesta de muita comida.
limpar-o-figado
O boldo possui propriedades importantes para tratar e aliviar incômodos digestivos leves, ele é bom para tratar prisão de ventre e eliminar líquidos em excesso.
No caso específico da menta, ela ajudará a aliviar inchaços abdominais e espasmos gastrointestinais que causam tanto incômodo.
cardo mariano é considerado um dos melhores remédios naturais para o fígado, visto que o protege e ajuda a depurá-lo. Assim, aqueles que querem cuidar melhor do fígado e evitar problemas devem utilizar essa planta tão benéfica.
poejo melhora a digestão e, além disso, é eficaz contra a dor abdominal, possui propriedades antiespasmódicas e elimina o excesso de gases do intestino.

Não se esqueça!

Considere sempre que a medicina natural também conta com contraindicações, logo, não abuse nunca de nenhuma erva medicinal e se informe antes de consumir alguma. Também não realize tratamentos longos sem supervisão médica, e se os sintomas persistirem o mais prudente é procurar por ajuda profissional.
Cuide de seu corpo de uma maneira geral. Com o passar do  tempo as condições genéticas que nos predispõem a sofrer certas doenças se tornam uma realidade inevitável, porém em contrapartida contamos com ferramentas para manter o corpo saudável e estável por muito tempo.
Uma vida desordenada mostrará em pouco tempo seus efeitos negativos e os danos surgirão em cadeia. Nosso organismo trabalha em equipe e precisa de todos os componentes para desempenhar as funções essenciais para a vida.
Alimente-se de maneira saudável, beba água, pratique exercícios habitualmente, e de forma preventiva, procure consultar um médico periodicamente, pois toda doença terá um prognóstico muito melhor com um diagnóstico precoce.
Seu fígado realiza muito esforço para manter o corpo equilibrado e livre de substâncias prejudiciais. Recompense esse trabalho cuidando muito bem de sua saúde, permita que seu corpo funcione de maneira ordenada e eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário