quinta-feira, 30 de abril de 2015

Grande programação cultural vai lembrar o Dia de Luta Antimanicomial em Itambé


“No Caps, somos todos loucos… Uns pelos outros”. Com essa temática, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), lembra ao Dia de Luta Antimanicomial, celebrado no Brasil todo dia 18 de maio. Para marcar esta data, uma série de atividades já está sendo planejada.
A principal ação promovida pela Prefeitura será uma Feira de Artesanatos, que acontecerá na segunda-feira, 18 de maio, às 18 horas, na Praça Osório Ferraz. Vários stands serão montados com produtos confeccionados pelos próprios usuários e familiares do Caps de Itambé. Além disso, apresentações culturais de música, dança e teatro, com os artistas da terra, completam a programação.
O objetivo do evento é o de chamar a atenção da comunidade para o novo modelo de tratamento das pessoas com transtornos mentais, surgido a partir do advento dos Caps, conforme explica o coordenador do Caps de Itambé, Silvio dos Santos. Ao mesmo tempo, fazer com que o trabalho desenvolvido no Caps possa chegar mais perto da comunidade. “Queremos mostrar para a sociedade que as pessoas com transtornos mentais não precisam de grades, e sim de acolhimento e atenção”, enfatiza Silvio.
O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu no Brasil em 1987. Sua principal reivindicação era a Reforma do Sistema Sanitário no país, ou seja, a impelementação de mudanças na forma de tratamento dos pacientes com transtornos mentais. O grande desafio da Luta Antimanicomial era acabar com a marginalização e o estigma do sujeito com transtorno mental, taxado como louco e retirado do convívio social a partir da internação em hospitais psiquiátricos. Essa realidade só veio a ser alterada com o nascimento dos Caps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário