terça-feira, 28 de abril de 2015

Dez alimentos que fortalecem os rins

Dez alimentos que fortalecem os rins

Os rins são um dos órgãos mais importantes de nosso corpo. Seu trabalho é  prevenir muitas enfermidades e manter um bom funcionamento geral do organismo. Entre suas funções mais importantes está a eliminação, por meio da urina , de  toxinas contidas no sangue e  de  resíduos que nosso corpo não necessita.

Muitos fatores podem adoecer nossos rins e, como consequência, começamos a ter certas doenças renais que, inclusive, podem se converter em algo grave. Por isso, é muito importante ter hábitos saudáveis para manter uma boa saúde dos órgãos e assim garantir que suas funções sucedam sem nenhum problema.
Um dos fatores que mais influenciam na saúde renal é a alimentação. Apesar de existirem alimentos que podem afetar a saúde dos rins, por sorte, também há alimentos que ajudam a fortificá-los e a deixá-los saudáveis. A seguir , vamos indicar quais  alimentos  devem ser incluídos na sua dieta, caso você queira fortalecer os rins.

Beterraba

A beterraba é um alimento repleto de propriedades diuréticas e desintoxicantes bastante favoráveis à  saúde renal. Por ser rico em potássio, esse  alimento é recomendável para fortalecer e limpar tanto os rins quanto o fígado e a vesícula biliar.
Para aproveitar seus benefícios é recomendado preparar um suco de beterraba com cenoura ou também se pode incluir nas saladas e diferentes pratos.

 Mirtilos

mirtilos
Os mirtilos são um desintoxicante renal, que também possuem efeito limpador da bexiga. Suas propriedades fortalecem o funcionamento dos rins e previne infecções, já que evitam o desenvolvimento de bactérias.
Recomenda-se beber suco de mirtilos preferencialmente antes do café da manhã.

 Cereais integrais

Conhecidos por ser uma grande fonte de fibra, esses alimentos também promovem  a eliminação de toxinas e resíduos Os cereais ajudam a diminuir a retenção de líquidos e graças a tal ação, acabam por desintoxicar os rins.

Aipo

aipo para emagrecimento
Alimento formado por água, sais minerais e vitaminas como Alfa-tocoferol  ou vitamina E, betacaroteno, ou provitamina A , vitamina C, folatos, entre outros. Por apresentar  compostos e propriedades diuréticas, é recomendado para limpar naturalmente os rins e promover a eliminação de resíduos. Pode ser preparado  como suco, infusão ou inclui-lo em saladas.

Cebola

Rica em flavonoides, especialmente um chamado quercetina, a cebola é um poderoso antioxidante que favorece órgãos como os rins e o coração. Com suas  propriedades também regula o metabolismo e ajuda a eliminar as toxinas que o corpo não necessita.

Morangos

dieta do morango para emagrecer
Os morangos são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as estruturas do corpo celular e previnem os danos oxidativos. Incluir mais morangos na dieta favorece a saúde dos rins, evita  as inflamações e  ajuda a limpá-lo naturalmente, dado que promovem a eliminação de resíduos do organismo.

Melancia

A melancia é um dos melhores alimentos para fortalecer os rins e combater enfermidades das vias urinarias. Esta fruta, além de ser deliciosa,  é composta por  93% de água  e contém somente 20 calorias a cada 100 gramas. É, ademais, um potente antioxidante e uma fonte rica de vitaminas e sais minerais como o potássio e o magnésio. Grande aliada dos rins, a melancia  é recomendada para tratar e prevenir incômodos como cistite, litíase renal, uretrite e retenção de líquidos.

Abacaxi

receitas com abacaxi
O abacaxi é um dos diuréticos mais poderosos e por suas propriedades é um grande aliado ao fortalecer os rins. Essa exótica fruta é uma fonte rica de vitamina C, potássio e enzimas bromelina que,  juntas, ajudam a combater as infecções, diminuem a inflamação, estimulam a digestão e reduzem o risco de sofrer de cálculos renais.

Batatas

As batatas são um alimento cheio de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir e a tratar os cálculos renais. A iguaria  é conhecido por ser uma fonte de amido, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas B, vitamina C,  componentes que atuam poderosamente para fortalecer os rins, dissolver os cálculos renais e purificar  esse importante órgão.
Para consumi-la é recomendável ferver as batatas com casca ou preparar uma bebida com sua casca . Também é possível comer a  casca crua ou assada.

Agrião

agrião
O agrião tem propriedades diuréticas que o tornam um bom remédio para limpar os rins. A planta previne e  evita a formação de pedras nos rins e na vesícula, combate a retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas. Para consumi-la, a melhor forma  é extrair o suco do agrião e beber sem adição de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário