quinta-feira, 30 de abril de 2015

Como disfarçar ou eliminar as manchas e as sardas nas mãos?

Como disfarçar ou eliminar as manchas e as sardas nas mãos?

As marcas marrons que aparecem nas mãos com o passar do tempo são um claro sinal de envelhecimento. Por isso, vale a pena levar em conta alguns conselhos para disfarçá-las ou, ainda, eliminá-las. Leia o seguinte artigo para saber mais.

Manchas pela idade: o que devemos saber?

Conforme passam os anos, a pele vai manchando por um desequilíbrio na melatonina, componente da derme. Por isso é que as pessoas mais velhas costumam ter sardas ou manchas marrons em várias partes do corpo, principalmente nas mãos, nos ombros, nos braços e no rosto. Alguns fatores “ajudam” a piorar o quadro, como: a alta exposição ao sol durante toda a vida, não cuidar da pele com cremes, herança genética, o tipo de dieta (se é saudável ou repleta de gordura), quanta água se bebe por dia, o álcool, o tabaco, a maquiagem, o uso de certos produtos de limpeza, a menopausa, a gravidez, certas medicações, etc.
mãos
No entanto, é possível tomar medidas preventivas para evitar que saiam essas manchas na pele, o certo é que quando já estão instaladas na pele devemos fazer algo para diminui-las ou eliminá-las. Para prevenir este problema, é preciso que:
  • Tenha cuidado com a exposição direta ao sol, principalmente no verão porque esse facilita a aparição de manchas. Utilize fator de proteção, e se você tem a pele muito branca não hesite em aplicar um bloqueador solar (ou um fator alto para crianças). Não se esqueça de colocar uma boa quantidade nas mãos.
  • Mantenha as mãos sempre hidratadas para evitar que apareçam as manchas ou que sigam aparecendo mais.
  • É necessário que você beba bastante água para se hidratar por dentro. Estará ajudando a eliminar toxinas e evitando o envelhecimento em geral, tanto das células como da pele.
  • Leve uma dieta equilibrada e rica em alimentos considerados “antioxidantes”, o que contribuirá a manter a sua pele mais saudável e jovem, eliminará as manchas e sardas e não permitirá que apareçam novas ou que essas se agravem.
  • Se as manchas são muito profundas ou já faz tempo que as tem consulte um dermatologista.

Como eliminar as manchas das mãos com remédios caseiros?

Para esta receita que tira as manchas que aparecem nas mãos, você precisará um creme branqueador, o suco de um limão e fator de proteção solar. Aplicar primeiro o creme na área afetada, para que se clareiem um pouco e vá diminuindo sua aparência desagradável. Depois aplique o protetor solar na parte posterior das mãos quando estiver fora de casa, principalmente na praia ou na piscina. Você pode usar maquiagem para cobrir as manchas, levando em conta qual é o tom da sua pele até que tenham desaparecido completamente ou melhore sua aparência. Esprema o suco de um limão e passe nas manchas uma vez por semana, levando em conta que você não irá sair para a rua neste dia, pois o limão não é uma boa combinação com o sol (mancha ainda mais a pele).
maõs4

Outros truques para eliminar as manchas de idade nas mãos:
  • Extrair o gel de um talo de aloe vera (babosa) e aplique duas vezes por dia. Se você conseguir o soro do leite não hesite em mergulhar as mãos nele ou esfregar com um algodão molhado no soro.
  • Misture em partes iguais vinagre de maçã com creme. Use para qualquer parte do corpo, incluindo as mãos.
  • A água oxigenada é um aliado para as manchas. Molhe um algodão no peróxido de hidrógeno (seu nome científico) e coloque nas mãos todos os dias antes de se deitar.
  • Faça uma infusão com dentes de leão (uma xícara de água por colher de erva). Aplique duas ou três vezes ao dia. Se você tiver a planta, pode abrir um talo e extrair a flechilha que jorra para colocar sobre as mãos diariamente.
  • Amasse 1/3 xícara de grão de bico e acrescente um pouco de água. Deixe amolecendo o dia todo e coloque sobre as manchas de noite, deixe que se seque e lave. Repita diariamente.
  • massagem-de-mãos

Como eliminar as sardas das mãos com remédios caseiros?

Se ao invés das manchas o seu problema são as sardas, você pode aproveitar os benefícios da natureza para eliminá-las, principalmente se estão nas suas mãos e começam a te dar vergonha mostrar:
  • Aplique o suco de um punhado de agrião ou salsa com água (amassados) durante a noite. Enxágue ao se levantar.
  • Coloque para esquentar em banho maria um copo de cerveja. Quando estiver a ponto de ferver, retire do fogo. Deixe esfriar um pouco e lave as mãos que tenham as sardas com esta cerveja. Repita todos os dias durante ao menos duas semanas. Depois do tratamento, você pode aplicar óleo de rícino ou de oliva para proteger a pele.
  • Cozinhe uma colher e meia de raiz de rabanete em pó e uma xícara de creme azedo ou nata. Acrescente um colher e meia de aveia em pó. Aplique fazendo massagens circulares.
  • Misture uma xícara de água com uma pitada de sal, um pouquinho de suco de limão e uma colher de álcool. Passe esta mistura com algodão nas suas mãos antes de dormir e lave no outro dia.
  • Dissolva um pouco de açúcar e o suco de um limão. Aplique com um pincel em cada uma das sardas (se você não tiver muitas), deixe que atue meia hora e depois enxágue.
  • Misture uma colher de mel puro de abelhas com o suco de um limão até formar uma pasta, a qual aplicará sobre as sardas, deixando meia hora para que faça efeito. Mesmo que o limão possa ressecar a pele, o mel a manterá protegida e hidratada.
  • Triture três morangos e dois damascos até formar uma pasta. Aplique sobre as mãos e deixe 15 minutos antes de enxaguar.
  • Utilize uma rodela ou pedaço de mamão para esfregar nas sardas diariamente. Deixe que se seque ou espere 20 minutos antes de lavar. Além disso, a pele se verá muito mais luminosa e limpa.
  • Mãos-suaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário