quinta-feira, 30 de abril de 2015

Como tratar a pele queimada pelo sol?

Como tratar a pele queimada pelo sol?

Todos os dias nossa pele pode estar exposta aos raios solares e como consequência começamos a experimentar as queimaduras solares.Estas queimaduras se apresentam quando os raios ultravioletas penetram na pele e causam a morte do tecido da epiderme, deixando um rastro que não será bem visto esteticamente e que, além disso, pode ser muito dolorido.

Quando nossa pele sofre danos pela exposição solar é muito importante iniciar um tratamento já que além de afetar nossa beleza, isso também pode afetar a saúde da pele. No mercado existem diferentes tratamentos para prevenir que a pele se queime, quando a pele já está queimada o melhor sempre será aplicar um tratamento natural que a ajuda a restaurar. A seguir, te mostramos como deve atuar caso sofra queimaduras de sol.

Mante-se na sombra

Se sua pele se encontra queimada o melhor será procurar se manter na sombra, já que a exposição ao sol piorará o problema. Nos casos de ter que sair para fazer compras ou qualquer outra atividade, procure usar roupas que te protejam a pele, se possível, proteger o rosto com protetor solar e um chapéu.

Água fria

ducha friaQuando a pele sofre danos pelo sol,uma das primeiras coisas que deve fazer é tomar um banho de água fria para refrescar a região afetada. No possível se deve colocar compressas de água fria durante uns minutos na parte queimada e assim aproveitar suas propriedades calmantes. Além disso, é muito importante beber uma boa quantidade de água para evitar as consequências da desidratação já que a exposição ao sol faz que seu corpo perda água e sais essenciais.

Compressas com leite frio

O leite é um grande remédio para aliviar a pele queimada pelo sol,já que contém ácidos graxos e ácido lático, que funcionam como calmantes para as queimaduras.

Que devemos fazer?

Mergulhar um pano limpo e suave em uma boa quantidade de leite integral. Aplicar com suaves toques de massagem sobre a zona afetada por 20 minutos e logo enxaguar com água fria abundante.

Chá de camomila

chá de camomila estômago
A camomila é uma planta com propriedades medicinais calmantes ideais para aliviar a dor e o ardor das queimaduras. Prepare uma infusão de camomila e deixe que se esfrie por completo. Pode guardá-la na geladeira ou colocar alguns cubos de gelo para que se esfrie mais rápido, Uma vez que esteja bem fria deve aplicá-la em toda a zona afetada utilizando um bom pedaço de algodão ou uma toalha.

Babosa

Babosa
A babosa é uma das plantas e tratamentos mais utilizados para tratar as queimaduras na pele, já que além de aliviar a dor da queimadura,também regenera os tecidos e ajuda a recuperar mais rápido e eficazmente.

Que devemos fazer?

Extrai o gel da babosa e  o aplique diretamente sobre a área afetada da pele. Também é recomendado como tratamento interno, bebendo o líquido da babosa com água ou suco.

Aveia

aveia

A aveia é ideal para hidratar a pele queimada pelo sol, suaviza e restaura os danos causados depois da queimadura

O que devemos fazer?

Prepare uma especie de água utilizando uma boa quantidade de aveia em flocos misturado com água.Aplique a pasta nas zonas afetadas da pele fazendo suaves massagens e deixe atuar durante uns minutos e retire com água fria,

Vinagre de maçã

Vinagre
O vinagre de maçã é um dos melhores tratamentos para aliviar as queimaduras solares, já que além de acalmar a dor, também é ideal para prevenir a aparição de bolhas e a descamação da pele.

O que devemos fazer?

É recomendado diluir o vinagre em uma parte igual de água e não colocá-lo diretamente sobre a pele, já que o ácido acético pode causar reações negativas.
Pode colocar compressas de vinagre de maça sobre a pele afetada durante 15 minutos. Passado esse tempo se deve umedecer novamente o pano para  que sua ação refrescante atue com mais eficácia.
Outa opção é realizar banhos de vinagre de maçã usando uma quantidade maior de vinagre que água. Misture duas xícaras de vinagre de maçã em água e logo mergulhe na mistura.

Lembre-se

A  melhor forma de não sofrer as consequências das queimaduras pelo sol é evitando expor-se a ele. Para isso é muito importante que tome medidas prévias como a utilização de protetor solar, e consumir água diariamente, uma boa hidratação da pele, uma boa dieta, a exfoliação e a limpeza diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário