terça-feira, 28 de abril de 2015

Dor no calcanhar? Por que isso ocorre?

Dor no calcanhar? Por que isso ocorre?

As dores no calcanhar são uma realidade tão comum quanto  incômoda.  Com certeza você já sentiu os sintomas alguma vez. Uma dor aguda e  pulsante que se estende por todo o pé e que   impede que nossos movimentos ocorram  com normalidade. Mas,  qual é a sua causa? Explicaremos a seguir quais são as principais causas envolvidas e o que é importante saber.

Qual a origem das dores  no calcanhar?

calcanhares doloridos
Habitualmente, as dores no calcanhar podem surgir depois de um esforço particular que realizamos, algum pequeno acidente ou simplesmente aparece de repente sem que saibamos bem os motivos.  Devemos saber que o osso do calcanhar é o maior dos 26 ossos que formam o pé humano, e que esse dispõe de 33 articulações. Ou seja , é realmente uma parte muito complexa e ao mesmo tempo delicada com seus mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. É normal que de vem em quando sua saúde e sua integridade sejam afetadas.
Quando a dor surge, ela pode ser sentida tanto na parte dianteira do pé quanto na parte de trás, diretamente no calcanhar. É uma dor que afeta a biomecânica dos passos na hora de andar. A tensão e a dor se devem a uma série de fatores que vamos detalhar a seguir. No entanto, alertamos que somente seu médico pode dar um diagnóstico preciso. 

1- Esporão

esporão
Esporão costuma ser, sem dúvida, a origem mais frequente da dor dos calcanhares. Mas , o que é realmente o esporão? Trata-se do crescimento ósseo na planta inferior do osso do calcanhar, como se fosse uma prolongação de uns poucos milímetros do próprio osso o que origina bastante dor. Costuma surgir depois de um esforço excessivo dos músculos e ligamentos do pé, o que estende  na parte anterior  do calcâneo (osso do calcanhar),  destruindo, dessa forma, a membrana que cobre o osso do calcanhar. E, por que isso ocorre?  Pode suceder devido a uma torção inesperada e de forma brusca do calcanhar, uso incorreto de sapatos, correr de forma inadequada, ter feito um esforço incorreto com o pé durante o dia e também pode ser causada por excesso de peso. É muito importante saber que  essas causas  normalmente são  a  origem das dores no calcanhar.

2- Fascite plantar

Fascite plantar
Se a dor do  calcanhar  se estende até a  planta do pé, é possível que você sofra de fascite plantar.  Ela surge quando existe uma inflamação da faixa do tecido conjuntivo fibroso, que percorre  a planta do pé a partir do calcanhar até a parte anterior ao pé. Pode ocorrer quando forçamos o pé ao andar muito, correr, e quando passamos tempo excessivo com sapatos desconfortáveis.
As fibras do tecido mole da nossa  planta do pé foi esticada excessivamente ou inclusive se rompeu, por esse motivo a aparição de tanta dor. Mas, por outro lado, é importante saber que algumas vezes o esporão também está associado à fascite plantar.

Quando sofremos de fascite plantar, o descanso somente proporciona um alívio temporário. O mais provável é que a dor volte a aparecer cada vez que voltamos a esticar o calcanhar. Dessa forma, é essencial que nosso medico nos indique os tratamentos a serem seguidos. Entretanto, você pode  utilizar em casa algumas sugestões  naturais como, por exemplo, o gelo, proporciona alívio para as dores e as massagens com óleo de alecrim diminuem a inflamação. A bandagem funcional também oferece bons resultados, assim como massagear a planta do pé afetado com uma garrafinha de água gelada.

3- Pronação excessivaandar emagrecimento

Pode ser que a palavra pronação excessiva para você não seja muito conhecida. Ocorre quando andamos de forma incorreta. É importante saber que, ao andar, o calcanhar toca o chão primeiro, e o peso se desloca para a parte exterior do pé, e em seguida, ao dedão. Mas quando dobramos muito o pé, ou melhor, quando curvamos exageradamente a  curva do pé, pode-se criar uma quantidade anormal de alongamento e tensão nos ligamentos e tendões unidos à parte inferior do osso do calcanhar. É muito importante saber onde está a lesão no pé. Se não corrigida, ela pode nos trazer consequências nos joelhos e no quadril. Se não prestamos atenção na forma como andamos, todo nosso esqueleto será afetado porque haverá um desiquilíbrio. A propósito, bastante significativo!

4- Outras causas que provocam dores no calcanhar

saltos
A artrite reumatoide e outras  formas de artrite: uma realidade bem comum e dolorida, as complexas articulações do calcanhar, costumam sofrer bastante com a presença da artrite.
A gota: o excesso de ácido úrico no corpo pode levar a inflamação não somente do dedão, mas também dos nossos calcanhares. O incômodo é muito incisivo.
Bursite: com certeza você já ouviu falar da bursite, que é muito parecido com o esporão, mas, neste caso o que cresce de forma anormal é o nervo, ocasionando um neuroma que oprime a zona do pé que cresceu de um modo disfuncional.
A deformidade de Haglund : também muito comum. E sabe por que ocorre?  Devido ao uso excessivo de sapatos de salto alto. O que se verifica  é que o osso na parte de trás do calcanhar se alarga, justamente no tendão de Aquiles. É algo muito dolorido.
A inflamação do tendão de Aquiles: se você tem uma vida ativa e costuma praticar, por exemplo, muito esporte, certamente já ouviu falar desse tipo de lesão. A  inflamação se chama tendinite do tendão de Aquiles, e acontece quando colocamos esta parte do pé em inúmeras ocasiões em estado de tensão.
As contusões ósseas se deve basicamente a um golpe. Por exemplo , em um passo em falso, onde você pode acidentalmente bater em alguma coisa, receber um súbito impacto. Se um dessas situações citadas ocorrerem, não será difícil reconhecer a causa . Caso isso aconteça, coloque imediatamente gelo na zona afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário