terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O desafio logístico da distribuição de vacinas

 

O desafio logístico da distribuição de vacinas


No momento em que, felizmente, começam a ser distribuídas vacinas anti-coronavirus, fica ainda mais evidenciada a importância dos serviços de logística no mundo moderno, incluindo a fundamental participação nesse processo dos Correios, que possuem uma malha de distribuição que chega às localidades mais afastadas do País.
 
O desafio de levar muito rapidamente a vacina aos cidadãos é complexo, em função da peculiaridade de se tratar de um produto que demanda cuidados adicionais de acondicionamento e que precisa ser entregue ao destino em prazos bem exíguos. Mas não é algo com que as empresas postais e de logística não tenham lidado, em proporções menores.
 
As dimensões dessa gigantesca operação logística que desafiará os países acrescentam um aspecto que demandará a conjugação de esforços de muitos atores, para que o desfecho se dê da melhor forma possível. Não há “bala de prata” aqui; a solução virá de boa coordenação, esforços convergentes de todos que puderem contribuir e muito trabalho.
 
No Brasil, como nos EUA e em muitos outros países do mundo, os Correios constituem uma infraestrutura pública importante, capaz de contribuir muito para o sucesso dessa complexa operação. Vamos torcer para que o governo federal consiga fazer uma boa coordenação desse processo, juntando os esforços necessários, incluindo o dos Correios.
 
Itens de saúde são entregues pelos Correios a municípios de MG
 
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no dia 14/01, divulgou um vídeo em seu perfil no Twitter com imagens da operação já em andamento para a distribuição no Estado de materiais necessários para a vacinação. “Cerca de 7 milhões de seringas que servirão para a vacinação contra a COVID-19 estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 Regionais de Saúde do Estado”, afirmou no post.
 
Essa não é a primeira vez que os Correios são procurados pelo governo estadual para participar de grandes operações logísticas, para a assistência da população em momentos difíceis. No início de 2020, por causa das fortes chuvas que atingiram regiões de MG, afetando inúmeras famílias, a empresa pública apoiou a Defesa Civil na distribuição de donativos. Os Correios sempre exerceram esse papel, o de braço logístico no suporte a políticas públicas, nas diversas esferas governamentais – federal, estadual e municipal.
 

Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios, disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais - FacebookInstagram e Twitter.
 
#TODOSPELOSCORREIOS!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário