sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

JANEIRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 


ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS: DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE E DIA MUNDIAL CONTRA A HANSENÍASE

Doença desde da época de Jesus Cristo, que era conhecida por lepra devido ser causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase, até hoje pode ser encontrada em nosso meio. É uma doença transmissível que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Pode atingir rosto, olhos, orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés. Demora de 2 a 7 anos, em geral, para o aparecimento dos primeiros sintomas. A hanseníase pode causar deformidades físicas, mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato.


Os sintomas mais comuns são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, a pessoa se queima e se machuca sem perceber, caroços e inchaços no corpo, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo de nervos dos braços, mãos, pernas e pés, áreas da pele com diminuição dos pelos e do suor, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo.


A hanseníase é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala, tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento. As pessoas em tratamento podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade, pois a partir do seu início, não há mais risco de transmissão, porém é necessário concluir todo o tratamento.


Hanseníase tem cura. O tratamento é feito pelo SUS, com acompanhamento pela equipe de saúde da família e quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar, portanto fique atento! A qualquer sinal ou sintoma procure imediatamente a sua Unidade de Saúde e tire todas as dúvidas.

https://janauba.mg.gov.br/news/noticia/1358

Nenhum comentário:

Postar um comentário