quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Chance de adolescente ter contraído febre amarela em Janaúba é pequena, diz Secretaria Municipal de Saúde


Segundo o município, adolescente é vacinado e não se deslocou para área de risco; material foi enviado para a Funed e o resultado deve sair no próximo mês.


Por Marina Pereira, G1 Grande Minas

Um caso suspeito de febre amarela em um adolescente de 17 anos está sendo investigado em Janaúba, no Norte de Minas, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nessa terça-feira (31). A vigilância em saúde do município informou ao G1, nesta quarta-feira (31), que a chance do menino ter contraído a doença é pequena.

“Ele mora na área urbana, não se deslocou para nenhum local de risco, confirmou ser vacinado e a eficácia da vacina é de 95%. Além disso, o paciente está tendo melhora clínica e não temos nenhum caso de febre amarela na cidade”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde, Lucélia Pereira dos Santos Cardoso.

Ela disse que o adolescente procurou uma unidade de saúde no último dia 16 com suspeita de doença viral e foram solicitados exames para dois tipos de doenças, inclusive febre amarela. O material foi colhido e enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed); o resultado deve sair no mês de fevereiro.

Vacinação
De acordo com a Vigilância em Saúde, o município não está em área de risco, mas o cronograma de vacinação foi ampliado desde a última semana e as doses da vacina estão disponíveis nas 12 unidades básicas de saúde. “Mais de 77% da população já está imunizada e 15.276 pessoas devem receber a dose. A vacina é aplicada no período da manhã e os moradores podem procurar uma unidade levando os cartões do SUS e de vacina”, esclareceu a diretora Lucélia Pereira.

O município informou ainda que será realizada uma campanha de combate ao Aedes aegypti de 5 a 9 de fevereiro. Nessa data, as unidades vão intensificar a vacinação contra febre amarela.

Febre amarela em Minas
Subiu para 36 o número de mortes em decorrência da febre amarela em Minas Gerais desde dezembro de 2017. Nenhuma das vítimas havia sido vacinadas; 66% das mortes estão registradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Ao todo, tem registro de 81 casos confirmados de febre amarela. Destes, 77 são homens e quatro mulheres.

No estado, outros 208 casos continuam em investigação e 56 casos suspeitos foram descartados, conforme o último boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (30).

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/chance-de-adolescente-ter-contraido-febre-amarela-em-janauba-e-pequena-diz-secretaria-municipal-de-saude.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário