terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Cultura como ferramenta de transformação UniBH encerra o ano com apoio a importantes projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura

 


Cultura como ferramenta de transformação

UniBH encerra o ano com apoio a importantes projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura

 

Apoiar e incentivar a valorização das manifestações culturais em Belo Horizonte é um dos pilares do UniBH, isso porque a instituição acredita na cultura como ferramenta de transformação. Pensando nisso, o Centro Universitário encerra o ano apoiando importantes projetos na cidade por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Ao todo, em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e, mesmo que em formatos on-line, foram 16 projetos apoiados superando o ano de 2019. De acordo com Eduardo França, diretor do campus Buritis, o UniBH está entre as instituições que mais investem nesse tipo de iniciativa na cidade.

“Somos uma instituição de ensino preocupada com o bem-estar de nossos alunos e da comunidade como um todo. Isso quer dizer que estamos atentos a todos os aspectos para a manutenção da qualidade de vida das pessoas e, a fruição da cultura mineira, com certeza, é um deles. Por isso, torna-se tão urgente e importante o nosso apoio a eventos que tanto enriquecem a nossa cultura regional”, afirma Eduardo França.

Encerramento temporada 2020

forumdoc.br, evento tradicional em Minas, em sua 24ª edição, também teve de se reinventar neste ano e apresentou uma programação integralmente on-line e gratuita. Considerando a importância do cinema como linguagem artística relevante, o UniBH também apoiou a iniciativa que contemplou a exibição de 71 filmes, além de encontros, mesas, entrevistas, masterclass. Tudo isso disponível no menu "Fórum de Debates", com todas as atividades transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do festival.

 

Outro apoio do UniBH foi o festival Clubbers da Esquina, que aconteceu, virtualmente, neste mês. Envolvendo música eletrônica, tecnologia, debates e atividades formativas. Além disso, o evento contou com uma programação totalmente gratuita de oficinas, aulas públicas e festas on-line, com artistas das cinco regiões do Brasil e também da Argentina, do Uruguai e do México.

 

Ainda neste segundo semestre, um dos projetos apoiados pelo UniBH foi o “Entre Rios e Ruas”, iniciativa da artista plástica Isabela Prado, concluído na última semana, com a sinalização de todos os córregos canalizados dentro do perímetro da Avenida do Contorno, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. No total, foram aproximadamente 230 placas e, no fim de novembro, foram instaladas as últimas 33 placas, que sinalizam o córrego Mendonça, afluente do córrego Acaba-Mundo.

 

Outro projeto que está dentro do escopo de apoios do UniBH, que também demonstra a variedade de iniciativas apoiadas pela instituição, é o Microteatro La Movida. Criado em 2017 com a proposta de apresentar espetáculos em espaços de até 15 metros quadrados. Diante da realidade da pandemia, o projeto preciso se reinventar ainda mais, isso porque o seu formato tende a ser essencialmente de aglomeração. Diante disso, a volta aos palcos, com transmissão pela internet, ocorrerá até o dia 19 de dezembro com a temporada virtual com 29 micropeças.

 

PERSPECTIVAS 2021

Mesmo sabendo que a incerteza é uma realidade para o ano que vem, o UniBH continuará dando prioridade ao pilar de parcerias criativas que, muitas vezes, contempla o apoio a diversos projetos do universo da cultura. “Ainda não temos um panorama geral de como será o próximo ano na esfera cultural, mas o desejo do UniBH é de continuar fortalecendo a cadeia produtiva cultural do estado e apoiando, cada vez mais, as iniciativas que contribuem para a diversidade cultural de Minas”, finaliza França.

 


 

Luciana Mayer

Relacionamento com a Imprensa

 

Rede Comunicação de Resultado

(31) 2555-5050

(31) 9. 7170-6276

www.redecomunicacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário