quinta-feira, 26 de novembro de 2015

STF autoriza prisão do senador petista Delcídio Amaral por obstrução da Justiça


A prisão do senador petista e líder do governo no Senado Federal, Delcídio do Amaral, do Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira, deve esquentar o clima aqui em Brasília nesta quarta-feira. É a primeira vez que um senador da República é preso no exercício do mandato. A Polícia Federal também acaba de colocar as garras no banqueiro André Esteves, dono do Banco BTG Pactual. Senador e banqueiro presos é fato raro, se não inédito, no Brasil -- o que pode ser um bom sinal, apesar de tudo, de que as instituições funcionam por aqui.   
A operação da Polícia Federal foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o Ministério Público Federal apresentou evidências de que Delcídio atuou para impedir as investigações da Operação Lava Jato. Há uma gravação em que ele oferece a opção de fuga a Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás, para que ele desistisse da delação premiada que implicaria petistas no escândalo da petroleira.
A prisão deixa o PT em alerta máximo porque a Operação Lava Jato praticamente entra no Palácio do Planalto após a prisão. Além de se aproximar cada vez mais do ex-presidente Lula, de quem o senador Delcídio foi interlocutor frequente nos últimos meses. A prisão do pecuarista José Carlos Bumlai na manhã de ontem já apontava para essa aproximação das investigações da Lava Jato no entorno do ex-presidente. A prisão do senador deve repercutir bastante ao longo do dia e joga o governo da presidente Dilma em nova crise dentro da crise permanente em que se transformou este segundo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário