domingo, 29 de novembro de 2015

Por que os dedos das mãos incham?


Por que os dedos das mãos incham? Hoje falaremos sobre as causas mais comuns, assim como algumas soluções para este problema.
Por que os dedos das mãos incham?



Certamente você já sentiu em algum momento uma pressão nos dedos e uma leve inflamação. Eles ficam inchados e muitas vezes não conseguimos retirar os anéis, por exemplo. Às vezes isto ocorre enquanto estamos andando ou no meia da tarde. A que isto se deve? As causas que originam estes inchaços clássicos nos dedos são muito variadas. Neste artigo explicaremos um pouco a este respeito.
O inchaço em qualquer parte do corpo comumente se deve ao acúmulo de líquidos e os dedos são uma região na qual o excesso de esforço é muito comum. A causa deste acúmulo de líquidos se deve à má circulação, mesmo que, às vezes, também sejam sintomas de outras doenças, as quais podemos prevenir caso estejamos atentos aos sintomas. Vale a pena conhecê-los.

Causas do inchaço nos dedos

manos

1. Má circulação

O excesso de colesterol, a pressão alta ou descompensada fazem com que o nosso sistema circulatório flua com mais força e em alta velocidade do coração aos pulmões. Nos cansamos mais e, em consequência, esta intensidade circulatória em nosso tórax se descompensa tanto nas extremidades como nos dedos. Sentimos as mãos mais frias e os dedos inchados porque os nossos vasos sanguíneos se abrem mais e isto se traduz em edema e inchaço.

2. Excesso de peso

obesidade, ou o excesso de peso, provoca alterações em nosso sistema linfático, fazendo com que retenhamos líquidos tanto nas mãos quanto nos pés. Sentimos estas partes inchadas, os sapatos apertam, por exemplo, e as mãos sentimos formigar quando estamos com os dedos inchados.

3. Inchaço devido ao túnel carpal

Quando sofremos do chamado túnel carpal em nossas mãos, é comum apresentar a redução da irrigação sanguínea nesta região devido a uma compressão do nervo mediado, o qual provoca a sensação de adormecimento nos dedos, acompanhada de frio e inchaço nos dedos.

4. Devido a uma reação alérgica

Às vezes podemos entrar em contato com algo estranho ao nosso organismo. Para nos defender disto, libera-se histamina na corrente sanguínea para combatê-lo e isto provoca, ocasionalmente, inchaço em nossos dedos. Ante esta reação necessitamos tomar anti-histamínicos.

5. Infecção

A infecção ocorre quando os germes entram em nossa pele por alguma lesão, às vezes basta um pequeno corte. Pode ocorrer que algum dos dedos comece a inchar e dê a sensação de dor. Às vezes podemos ter infectado um tecido e ao chegar ao osso ocasiona febre.

6. Artrite reumatoide

O desgaste das nossas articulações e cartilagens pode atacar habitualmente os nossos dedos. Quais seriam os sintomas? Não importa a idade, surge de modo repentino um inchaço nos dedos acompanhado de um tom vermelho. É doloroso, em especial pelas manhãs, e é comum sentir os dedos rígidos com dificuldades para movê-los.

Como tratamos os dedos inchados?

1. Exercício para eliminar o formigamento e a retenção de líquidos

dedos

  • Reduzimos a retenção de líquidos movimentando os dedos tal e como observamos no desenho. Este movimento faz com que o sangue flua e bombeie o excesso de líquidos para fora. Trata-se simplesmente de movimentar o polegar para dentro e para fora repetidamente.  Algo muito simples consegue restabelecer o equilíbrios dos líquidos.
  • Outro exercício também adequado é juntar as duas palmas das mãos (em posição de prece) e levantá-las acima da cabeça. Isto também nos ajuda a compensar nossa circulação.

2. Consumir diuréticos naturais

Te-verde
Permitirão a eliminação de líquidos retidos em nosso organismo. Em primeiro lugar, devemos consumir dois litro de água por dia. Em nossa dieta devemos incluiralimentos naturais com poderes diuréticos, tais como o chá verde, o aipo, as cenouras, os tomates, a cebola, a berinjela, os aspargos, a alcachofra, o agrião, o pepino, a couve de Bruxelas, alface etc.

3. Dieta equilibrada e sem sal

sal

Se temos uma dieta rica em fibra, verduras, eliminando as gorduras industriais, os aditivos e o sal, o nosso organismo melhorará, evitando toda a retenção de líquidos, melhorando a circulação e ajudando na perda de peso.

4. Luvas de compressão

guantes-compresión
Se você geralmente fica com os dedos inchados e sente incômodo, pode recorrer às luvas de compressão, que são vendidas em farmácias. São muito úteis nestes casos,exercem uma pressão adequada nas mãos e nos dedos, liberando o excesso de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário