Uma praça que virou ponto de encontro e ganhou até nome: Praça da Amizade. No local, vizinhos se reúnem para fazer orações, comemorar aniversários e, claro, jogar muita conversa fora. É assim, neste ritmo do bom convívio, que moradores do Bairro Morada do Parque em Montes Claros mantêm a tradição da amizade.
E não falta disposição para essa turma. Eles organizam encontros temáticos, festas de junho e, há sete anos, o Carnaval Morada do Parque. A festa começou tímida, com participação de quem ficava por lá durante o feriado, mas agora já são mais de mil pessoas, desde a menor criança da família até o convidado do “amigo do amigo”.
Na festa que começou neste sábado (25), mais de mil pessoas passaram por lá e caíram na diversão. E é tudo numa boa, sem a menor confusão, garante quem organiza e quem participa. É de encher os olhos até de quem escreve!
Cada família prepara uma comida típica. É arroz com pequi, farofa, pastel, churrasquinho, cachorro quente, vaca atolada e outras delícias. Tem também cerveja, caipirinha, suco, refrigerante e muita água. E a música? A música fica por conta dos próprios moradores e convidados; e sem cobrar nada. É feita por aqueles que querem promover uma festa bonita, daquelas que são contadas por muito tempo.
A aposentada Flávia Leal é uma das organizadoras do carnaval. Para ela, ver crianças, idosos e até cadeirantes participarem é uma realização. “A gente se organiza, prepara tudo com carinho e ficamos com um sentimento muito bom quando vemos aquele tanto de gente rindo, brincando e agradecendo pela festa tão linda. Aqui, no Morada do Parque, nós somos assim, amigos. A festa é aberta para todos”, observa.
Os moradores têm apoio da Polícia Militar e da Prefeitura, que entrou com a cessão do palco, banheiro e presenças de agentes da McTrans e Guarda Municipal. O resto, como locação do som e decoração, é tudo dividido entre os vizinhos.
O empresário Jackson Andrade foi convidado por um amigo e participou pela primeira vez do Carnaval do Morado do Parque. “Há tempos carnaval pra mim é sinônimo de descanso e sossego. Aproveito o feriado prolongado para curtir a família e ‘desacelerar’ o ritmo frenético que tenho no dia a dia. Mas esse ano resolvi aceitar o convite e participar. Ele me falou sobre a segurança e a harmonia, além de deixar claro que o clima era familiar. Eu fui e conferi: são pessoas alegres, respeitosas e preocupadas apenas em confraternizar. O bloco da alegria anda com o do respeito”, conta.
Cristiany Aquino foi com os dois filhos, um de 9 e outro de 4 anos. “O carnaval do Morada resgata o carnaval tradicional na sua essência, aquele de marchinhas, das fantasias, da diversão e do respeito. As crianças fazem questão de se fantasiar e nós, adultos, acabamos contagiados com o entusiasmo deles. Diferente de muitos outros lugares, o ambiente é bem familiar, seguro e agradável”, disse.
O Carnaval Morada do Parque vai até esta terça-feira (28); as atividades começam por volta das 18h e vão até a meia noite.
Juliana Peixoto
Do G1 Grande Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário